Ex-ator da Globo processa a emissora após ser ignorado em novela e pede direitos trabalhistas
09/04/2023 às 11h00
Ex-ator da Globo processa a emissora por causa de direitos trabalhistas
Uma disputa judicial entre o ator Kadu Moliterno e a Globo pode mudar os rumos da carreira do artista, que está afastado da televisão desde 2019.
Moliterno entrou com uma ação na Justiça do Trabalho contra a emissora, alegando que trabalhou como Pessoa Jurídica (PJ) por muitos anos, sem ter os direitos trabalhistas garantidos. Ele quer o reconhecimento de vínculo empregatício com a Globo, onde atuou em diversas novelas e séries até 2015.
+ Mara Maravilha é vítima de criminoso, perde R$ 100 mil e faz desabafo do golpe enfrentado
A ação ainda não tem uma decisão definitiva, mas já houve um despacho judicial determinando que a Globo seja notificada e que uma audiência de conciliação seja realizada entre as partes.
De acordo com informações do site Notícias da TV, o valor da causa é simbólico: apenas R$ 1.000, para cobrir custos processuais. Mas isso não significa que Moliterno não tenha pretensões maiores.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
+ A atitude corajosa de Carlos Alberto ao assumir o que fez com a família antes de novo casamento
Advogado de Kadu Moliterno fala sobre o caso
Segundo o advogado trabalhista Fernando Dutra Ferreira, que representa o ator, o objetivo é obter o reconhecimento dos direitos que foram sonegados pela emissora durante o período em que ele foi contratado como PJ.
“O requerente tem direito a férias, décimo terceiro salário, FGTS, INSS e outros benefícios que não foram pagos pela Globo. Esses valores serão calculados na fase de liquidação de sentença, caso haja procedência do pedido”, explica o advogado.
Moliterno não é o único a acionar a Justiça contra a Globo. Outros atores e atrizes, como Carolina Ferraz e Maitê Proença, também entraram com processos semelhantes após serem dispensados pela emissora.
Eles também pediram o reconhecimento de vínculo empregatício e o pagamento de direitos trabalhistas. Além deles, autores como Euclydes Marinho também recorreram ao Judiciário para reivindicar seus direitos.
Ator pediu vaga para entrar em novela da Globo
Enquanto aguarda o desfecho do processo, Moliterno tenta retomar sua carreira na televisão. Ele revelou que chegou a se oferecer para participar do remake de Pantanal (2022), mas não foi chamado pela Globo.
“Pantanal tinha personagem para mim. Há muito tempo, quando soube que ia rolar, andei ligando para o autor e o diretor para me colocar à disposição. Sinto que eles pegaram o pessoal que já está lá dentro”, disse ele ao UOL recentemente.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.