Globo fez mudança radical em seu visual e deu adeus aos designs de Hans Donner


Globo
Globo

Há quase um ano, no dia 1 de dezembro de 2021, a TV Globo estreou sua nova identidade visual, seguindo o novo padrão adotado pelo grupo Globo.

A mudança segue um padrão minimalista em 2D, encerrando uma era do icônico globo 3D desenhado pelo designer Hans Donner.

A mudança já era aguardada por muitos telespectadores. Afinal suspeitavam que o lançamento seria em datas importantes da emissora, como o aniversário – celebrado em 26 de abril – ou a abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos.

No entanto, nenhuma das datas trouxe mudanças e as especulações continuaram. Saiba mais!

Mudanças – finalmente – estreiam na programação

Novo logo da Globo
Novo logo da Globo estreia hoje na televisão. Fonte: Reprodução

 

Durante o Jornal Nacional desta quarta-feira, é esperado que William Bonner e Renata Vasconcellos introduzam as mudanças, exibindo detalhes da nova identidade da TV Globo.

A adoção será feita oficialmente durante o primeiro intervalo da novela “Um Lugar Ao Sol“.Além disso, a tradicional vinheta de final de ano – “Hoje A Festa É Sua” – também faz seu debute e puxará a nova TV Globo.

Dessa forma, a mudança na TV Globo encerra o ciclo de trabalho da direção do grupo sobre a unificação e melhor sinergia entre as marcas.

Uma das mudanças é a aposentadoria da fonte que o público está acostumado a ver, a AvantGarde. Em seu lugar, estará a Globobrand, desenvolvida especialmente para o grupo Globo e que já pode ser vista no logo do Globoplay.

Para não causar tanta estranheza no público, no entanto, a TV Globo passará por um período de transição. Assim, vai exibir a tradicional esfera 3D e, aos poucos, irá transformá-la até o 2D ser adotado de forma definitiva.

 

 

Novo logo da Globo
Novo logo da Globo estreia hoje na televisão. Fonte: Reprodução

E o plantão?

Então, com a aposentadoria da fonte, alguns programas que a utilizavam devem ganhar novas identidades. Entre eles estão o Jornal da Globo, o Plantão e o Futebol.

Na vinheta do Plantão, câmeras e microfones circulam o logo 3D. Mas, com a mudança para o 2D, especulações e montagens aparecem na internet.