Por motivo inesperado, Globo foi obrigada a mudar rumo de personagem de Alma Gêmea
01/07/2024 às 9h54
Por conta de polêmica, Rede Globo se viu numa sai justa e precisou mudar final de importante personagem de Alma Gêmea
Ver um grande sucesso na faixa das 18 horas, voltou ao ar recentemente no Vale a Pena Ver de Novo. Com isso, o público teve a oportunidade de rever personagens memoráveis como Serena (Priscila Fantin), Cristina (Flavia Alessandra) e Mirna (Fernanda Souza).
Outro personagem que chamou muita atenção na trama de Walcyr Carrasco foi o jovem Terê, interpretado pelo ator mirim David Lucas na época. Melhor amigo de Serena, o menino conquistou a audiência.
No entanto, Terê se envolveu em uma polêmica que gerou bastante discussão. Devido a isso, a Globo precisou alterar o destino do personagem na novela.
Em “Alma Gêmea”, Terê é um menino de rua que encontra em Serena um apoio para buscar uma vida melhor. No entanto, uma cena exibida em 2005 gerou controvérsia. Nos capítulos transmitidos em 29 e 30 de julho daquele ano, Terê era mostrado sendo treinado por Guto (Alexandre Barillari) para cometer furtos. O vilão obrigava o garoto a pegar dinheiro de uma ratoeira, com o intuito de torná-lo mais habilidoso para roubar pessoas na rua. Essas cenas causaram indignação em parte do público.
Campanha Educativa
Segundo uma matéria do UOL, publicada em 12 de agosto de 2005, a cena em que Terê é treinado para furtar levou telespectadores a enviarem reclamações ao Juizado de Menores e ao Ministério Público.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
A TV Globo, então, foi acionada e chegou a um acordo com a Justiça. Em uma reunião com juízes da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, e representantes do Ministério Público, os diretores da emissora se comprometeram a exibir uma propaganda educativa nos intervalos da programação.
A campanha passava a mensagem de que crianças de rua não são livres, mas abandonadas. Além disso, a Globo também alterou o rumo do personagem Terê na novela.
Com o apoio de diversos personagens da novela e adotado por Serena e Rafael (Eduardo Moscovis), Terê começa a se dedicar aos estudos e aprende a escrever.
No final da novela, ele se torna um escritor de sucesso. Na última cena, já adulto e interpretado por Angelo Paes Leme, Terê aparece no lançamento de seu livro “Alma Gêmea”, que narra a história do casal que o adotou e transformou sua vida. Serena e Rafael, vale lembrar, morrem no último capítulo da novela, mas se reencontram em outras vidas.