Autor de Paraíso Tropical teve novela jogada no lixo pela Globo antes de morrer


Gilberto Braga com parte do elenco de Paraíso Tropical. (Foto: reprodução, internet)
Gilberto Braga com parte do elenco de Paraíso Tropical. (Foto: reprodução, internet)

Gilberto Braga não conseguiu emplacar seu último projeto na Globo antes de partir

Paraíso Tropical, atualmente em exibição no Vale a Pena Ver de Novo, destaca-se como uma obra característica de Gilberto Braga, reunindo elementos como texto astuto, crônica da sociedade carioca, enredo robusto e vilões carismáticos. No entanto, pouco antes de seu falecimento, o renomado autor viu a Globo descartar uma nova novela sua, que estava sendo desenvolvida para o horário das seis.

A trama, que possivelmente marcaria o retorno de Malu Mader às novelas, estava sendo elaborada por Gilberto Braga, mas ele não conseguiu concluí-la antes de sua morte. Mesmo enfrentando problemas de saúde, o autor almejava emplacar um novo sucesso, desejando que seu último trabalho não fosse a criticada Babilônia (2015), estrelada por Gloria Pires, Camila Pitanga e Adriana Esteves.

Após tentativas frustradas, como uma minissérie sobre Elis Regina e uma nova versão de Brilhante, intitulada Intolerância, Gilberto Braga finalmente viu aprovada uma nova novela, Feira das Vaidades, uma adaptação de Vanity Fair de William Makepeace Thackeray.

Gilberto Braga. (Foto: reprodução, internet)
Gilberto Braga. (Foto: reprodução, internet)

Novela não saiu do papel

A trama girava em torno de duas mulheres, uma rica e uma pobre, cujas vidas se entrelaçam em meio a reviravoltas sociais. O autor trabalhava em parceria com Denise Bandeira, e o diretor Dennis Carvalho estava escalado para comandar a produção.

Autor Gilberto Braga. (Foto: reprodução, internet)
Autor Gilberto Braga. (Foto: reprodução, internet)

Apesar do trabalho árduo, a Globo surpreendentemente cancelou a produção de Feira das Vaidades durante a pandemia da Covid-19, alegando que não era prudente investir em novelas de época naquele momento. João Ximenes Braga, parceiro de Gilberto Braga, relatou que o autor recebeu a notícia do cancelamento antes de seu falecimento em outubro de 2021.

A emissora, posteriormente, encomendou uma novela das nove a Gilberto Braga, mas sua morte impediu a continuidade desse projeto. O autor enfrentava complicações decorrentes de um AVC quando faleceu aos 75 anos.