Globo precisou exibir ‘mininovela’ para tapar buraco na grade do horário nobre


Paulo Betti na novela O Fim do Mundo (Foto: Globo)
Paulo Betti na novela O Fim do Mundo (Foto: Globo)

Devido a contratempos, a obra foi colocada entre duas tramas de sucesso da Globo

Em 1996, a novela da Globo, O Rei do Gado, tinha sua estreia confirmada, entretanto suas gravações estavam atrasadas e a novela da época, Explode Coração, não poderia mais ser alongada. Isso porque a autora Gloria Perez tinha compromissos judiciais relacionados ao assassinato de sua filha – a atriz e bailarina Daniella Perez. 

+ SBT anunciou grandes mudanças para vencer a Record, mas foi um fiasco: “Arrancada da vitória”

A decisão de Boni foi entrar em contato com o escritor e autor de telenovelas Dias Gomes, para que, no horário de nobre, após o fim de Explode Coração, fosse exibida O Fim do Mundo. A ideia, a princípio, era que a obra se tratasse de minissérie, mas, devido aos contratempos, ela ocupou o horário nobre da Rede Globo. 

A minissérie que se tornou novela teve sua estreia em maio de 1996 e contou com 35 capítulos. Para a obra foi selecionado elenco de peso e muito se investiu, também, na produção do produto. A pergunta que marcou a minissérie era: “O que você faria, se lhe restasse apenas um dia?”. 

Enredo 

A história se desenrola a partir da previsão de Joãozinho de Dagmar- personagem de Paulo Betti- de que o universo seria destruído dentro de três meses. Desde então, fatos fora do comum começam a ocorrer. 

Dentre estes, estão: o nascimento do bezerro com duas cabeças, o homem que mordeu o cachorro, sinos tocaram- a igreja da cidade não tem o instrumento-, inicia-se tempestade com raios, trovões e excrementos, surge a mula sem cabeça a terra treme. Os habitantes da cidade se desesperam e, como consequência, lotam-se os hospitais. 

+ SBT exibiu reprise de Pantanal e pegou a Globo de surpresa após menosprezar a novela: “Arma secreta”

Com o mundo há um passo do fim, os personagens começam a tirar do papel os seus desejos mais íntimos. A obra cumpriu a função de manter a audiência para o Rei do Gado e foi a última novela de Dias Gomes na emissora da capital fluminense. Pela emissora, o autor escreveu a minissérie Dona Flor e Seus Dois Maridos e faleceu no ano de 1999. 

Otávio Augusto na novela O Fim do Mundo, 1996 (Foto: Globo)
Otávio Augusto na novela O Fim do Mundo, 1996 (Foto: Globo)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.