Globo quase impediu participação de estrela em O Rei do Gado por motivo inusitado


Stenio Garcia quase ficou de fora de O Rei do Gado. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Stenio Garcia quase ficou de fora de O Rei do Gado. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Destaque em O Rei do Gado, Stenio Garcia quase foi impedido de integrar o elenco da trama

Nos anos 1990, Stenio Garcia era considerado uma das principais estrelas da Globo, emendando uma boa sequência de trabalhos na emissora, e alguns deles com destaque, como em O Rei do Gado, novela que está atualmente em reprise no canal.

E quem hoje vê o sucesso e a desenvoltura que o ator teve com o papel de Zé do Araguaia na trama escrita por Benedito Ruy Barbosa, mal pode imaginar que ele quase não foi escalado para a trama, e por uma resistência da própria Globo.

Acontece que, naquela época, a emissora passou a ter uma grande preocupação com a imagem dos seus atores e com o desgaste que eles poderiam ter ao emendar trabalhos com papéis marcantes.

Na época em que estava cotado para integrar o elenco da trama, Stenio já vinha em alta depois de ter dado vida ao cigano Pepe na novela Explode Coração (1995), o que fez com que o canal temesse escalá-lo para um novo trabalho de imediato.

Stenio Garcia em O Rei do Gado. (Foto: reprodução/Globo)
Stenio Garcia em O Rei do Gado. (Foto: reprodução/Globo)

Ator recebeu oportunidade após adiamento da novela

Para a sorte de Stenio, O Rei do Gado acabou tendo a sua estreia adiada pela Globo. A novela estava cotada para substituir justamente Explode Coração, mas houve um atraso na produção, o que fez com que a emissora encomendasse a reprise da minissérie O Fim do Mundo no horário nobre para tapar buraco e dar mais tempo até que a nova trama estrelada por Antonio Fagundes estivesse pronta.

Foi justamente esse adiamento que deu um prazo maior para que o ator veterano descansasse sua imagem e fosse escalado para a novela sem maiores problemas. Esse também permitiu que Stenio tivesse um período maior de preparação para o papel, com direito a banhos de sol para ficar com a pele mais bronzeada, além de ter aprendido a andar a cavalo e laçar boi.

Ator fez sucesso na novela. (Foto: reprodução/Globo)
Ator fez sucesso na novela. (Foto: reprodução/Globo)

Atualmente, aos 90 anos, Stenio está afastado das novelas desde a sua participação em Deus Salve o Rei, em 2018. O ator chegou a fazer um apelo recentemente para que os diretores da Globo lhe dessem novas oportunidades na TV.