Globo reuniu pai e filho em novela das nove


Em agosto estreou “Pantanal”, a nova novela das 21h da TV Globo. Inspirada na versão de 1990, a trama aborda os mesmos temas do passado, mas com uma repaginada.

Entre os personagens estão nomes conhecidos do grande público, como Juliana Paes, Marcos Palmeira e Osmar Prado. Além disso, um novo nome tem uma relação especial com “Pantanal”: Gabriel Sater.

O ator é filho de Almir Sater e vive o mesmo papel que o pai fez na primeira versão: Trindade.

Gabriel Sater é Trindade em “Pantanal”

 

Gabriel Sater nos bastidores de "Pantanal"
Gabriel Sater nos bastidores de “Pantanal” (Fonte: Globo)

 

Em entrevista ao G1, Gabriel Sater falou sobre a relação que tem com o personagem, ainda mais pela relação que tem com seu pai.

Antes de ser confirmado como Trindade, Gabriel disse que assistiu toda a primeira versão da novela e que conversou com o pai sobre a história de “Pantanal“.

“Depois de um tempo, ele mesmo me aconselhou um caminho novo. Um caminho muito mais voltado para a visão que o Bruno [Luperi, autor do remake] tinha conversado comigo. Então é um Trindade com novas cores, uma luz um pouco diferente. Mas claro, não tinha como não consultá-lo e bebi muito do Trindade dele pra compor o meu próprio.” 

Seguindo os mesmos passos do pai, Almir Sater, Gabriel Sater disse ainda que não se importa com as inevitáveis comparações entre eles. “O que eu posso fazer e controlar é me dedicar ao máximo, dar meu sangue, minha saúde, dar meu empenho. Sei que eu tô fazendo o máximo que eu posso por esse personagem.”

“Pra mim, era muito importante fazer o Trindade. Primeiro por essa ligação do meu pai ter feito, por ter crescido vendo meu pai fazendo esse personagem, pela minha ligação com o Pantanal. Então essas comparações com ele em nenhum momento me incomodaram ou vão incomodar.” 

Vivência no Pantanal

O Pantanal não é um lugar desconhecido para Gabriel Sater, muito pelo contrário, há anos ele passa férias na fazenda de Almir Sater na região. O local, inclusive, foi usado como locação para “Pantanal“.

“Então é retornar para esse ambiente de infância, de adolescência. Agora, com um momento muito diferenciado porque é voltado para o trabalho”, disse Gabriel.

Entrando cada vez mais no personagem Trindade, o ator viveu como um verdadeiro pantaneiro.

“Fiquei com os peões, dormi no galpão, andando a cavalo, acordando 5 da manhã pra ver o nascer do sol, receber aquela energia pra começar a de fato trazer essa calma que o Trindade tem para minha vida também que foi tão importante.” 

Almir Sater retorna para “Pantanal”

Gabriel Sater e Almir Sater, como Trindade e Eugênio de Pantana
Gabriel e Almir Sater, como Trindade e Eugênio de Pantanal (Fonte: Globo/João Miguel Júnior)

Além de ver Gabriel Sater dando vida ao personagem que já foi dele, Almir Sater retorna para “Pantanal”, mas como o chalaneiro Eugênio.

Assim, pai e filho estudaram as cenas juntos e puderam construir os personagens da novela.

“A gente ficava tocando, continuei as pesquisas com meu pai, tinha muitas cenas para estudar, então estudava com ele, ele estudava comigo. Foi um momento também de reconexão de convivência com meu pai. Foi muito bonito esse momento.”