Participante que teve AVC no BBB estava em risco e Globo sabia de tudo: “Foi submetida a exames”


Participante sofreu AVC no BBB. (Foto: reprodução/Montagem)
Participante sofreu AVC no BBB. (Foto: reprodução/Montagem)

Globo sabia dos riscos de ter Marielza no BBB

Há duas décadas, a Globo apresenta um de seus programas mais rentáveis e populares, o BBB. Durante todo esse tempo, o reality show gerou muitos momentos memoráveis na televisão brasileira, sendo um deles o ocorrido com Marielza de Souza Santos em 2005, quando ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) dentro da casa do programa.

Na noite de 22 de janeiro daquele ano, Marielza, uma dona de casa de 46 anos, passou mal e desmaiou enquanto estava na banheira do spa. Felizmente, um dos participantes, o médico Rogério Padovan, prestou os primeiros socorros à baiana. Posteriormente, ela foi levada ao hospital Cardiotrauma, localizado na zona sul do Rio de Janeiro.

Na manhã seguinte, Marielza já estava se queixando de mal-estar e relatando sentir-se estranha ao se levantar. Embora tenha se exercitado na bicicleta ergométrica e participado de uma festa do reality, ela desmaiou em determinado momento, o que levou a Globo a cortar a transmissão do pay-per-view.

Surpreendentemente, a Globo já sabia que havia riscos envolvidos em ter Marielza no programa. Desde 2005, a emissora vem avaliando os participantes de maneira mais rigorosa antes de permitir que entrem na casa do BBB.

Na época, todos os brothers passavam por uma série de exames. A empresa tinha conhecimento de que Marielza enfrentava alguns problemas de saúde, mas a escolheu mesmo assim, já que ela foi selecionada por meio de um sorteio da Telemar.

Marielza no BBB. (Foto: Reprodução/Montagem)
Marielza no BBB. (Foto: Reprodução/Montagem)

Participante sofreu AVC dentro do programa

Conforme reportagem publicada pela Folha de S. Paulo poucos dias depois do ocorrido, a primeira avaliação médica de Marielza indicou que ela apresentava fatores de risco elevados, como ser fumante, ter sua idade e ser sedentária. Além disso, a participante relatou ter sofrido de hipertensão. Por causa dessas informações, ela foi submetida a exames complementares antes de entrar na casa do programa.

Artur Cotrim, o médico responsável pelos exames dos participantes do BBB, concedeu entrevista à reportagem da Folha de S. Paulo. Ele afirmou que a Globo sabia que Marielza apresentava riscos, por isso pediu que ela fosse submetida a exames mais rigorosos. O profissional destacou que, do ponto de vista cardiológico, Marielza estava apta para participar do reality, mas que não era possível prever o AVC.

Marielza atualmente. (Foto: Reprodução)
Marielza atualmente. (Foto: Reprodução)

Após alguns dias de internação, Marielza recebeu alta. Atualmente, aos 63 anos, ela está aposentada. Na casa do BBB, ela foi substituída por Aline, uma vendedora que acabou sendo eliminada com recorde histórico de rejeição.