Globo se pronuncia após vazar informação sobre votos do BBB 24


BBB 2024 (Foto: Montagem, Reprodução, Fatos da TV)
BBB 2024 (Foto: Montagem, Reprodução, Fatos da TV)

Ouve um vazamento sobre a nova dinâmica de votação para o BBB 24 e a Globo precisou se pronunciar

O “BBB 24” terá voto de mutirão. Após notícias vazadas de uma reunião de lideranças da Globo, realizada na quinta-feira (24/8), trazer informações incompletas para a imprensa e até criar polêmica nas redes sociais, a emissora finalmente fez o anúncio oficial das novidades na votação do próximo “Big Brother Brasil”.

A partir da edição que vem, o público terá duas maneiras diferentes para decidir o resultado dos paredões. Nesse sistema misto, a primeira opção é o “Voto da Torcida”. Trata-se da mesma forma de votação de sempre, em que os fã-clubes se reúnem em mutirões para virar a noite votando em seus favoritos.

Tadeu Schmidt é homem branco que usa cabelo curto preto liso, camisa branca e blusa de frio cinza na imagem
Tadeu Schmidt é o apresentador do BBB 23 (Foto: Reprodução)

Entretanto, o “Voto da Torcida” representará apenas 50% do total considerado para os resultados.

A outra opção é o “Voto Único”, no qual o usuário deverá informar seu CPF, ter a autenticidade verificada, e poderá votar uma única vez a cada paredão. A soma destes votos representará a outra metade do total considerado pela produção.

“Cada modelo de votação terá o peso de 50% e o resultado final será a média ponderada dos dois formatos”, disse a emissora carioca, sem informar como tratará a grande diferença de números resultante dos dois formatos diferentes. Afinal, a votação das torcidas pode dar 50 milhões para um candidato, enquanto a individual pode ter, como mais votado, outro nome com apenas 5 milhões de votos. Na falta de melhores explicações, dessa forma quem tiver maior torcida organizada continuará levando vantagem.

Nova forma de votação

Além das duas modalidades de voto, a Globo também anunciou que o BBB 24 será dividido em duas fases, com objetivos distintos de votação.

Na primeira parte do programa, o público votará em quem deseja que fique na casa. Assim, quem receber menos votos será o eliminado da semana. A tática é boa para eliminar plantas, já que as polarizadores tendem a render mais votos. Este formato já é usado em “A Fazenda”, da Record TV.

Tadeu Schmidt comanda o BBB na Globo. (Foto: reprodução/Globo)
Tadeu Schmidt comanda o BBB na Globo. (Foto: reprodução/Globo)

Entretanto, na segunda etapa, a votação voltará ao “normal”, com o público decidindo quem eliminar. Deste modo, o candidato mais votado será eliminado, como no modelo atual.

“Quando se encerra a primeira etapa e começa a segunda? O Big Boss é quem decidirá”, avisou a Globo, se referindo a Boninho, o responsável pela produção.