Com personagem em momentos decisivos, Globo usou doença de atriz para gravar cenas em hospital
21/03/2024 às 23h10
Atriz adoeceu durante novela de sucesso, mas personagem continuou no vídeo graças à substituição e cenas gravadas pela Globo em hospital
Em Terra e Paixão, Lucinda permaneceu meses em estado vegetativo, após ter sido alvo de uma conspiração por parte de Antônio La Selva (Tony Ramos).
A personagem interpretada por Débora Falabella surgiu em um leito hospitalar na trama. Na realidade, a atriz também teve que ser hospitalizada durante as gravações de O Clone (2001).
Devido a uma enfermidade, ela foi substituída em cena por sua irmã, além de ter filmado enquanto estava verdadeiramente internada.
Em O Clone, Débora Falabella desempenhava o papel de Mel, uma jovem problemática que acaba se envolvendo com substâncias ilícitas.
A personagem da telenovela de Gloria Perez elevou a atriz ao primeiro escalão da Globo e, até hoje, é um de seus papéis mais emblemáticos.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
No entanto, a atriz acabou acometida por uma séria enfermidade enquanto trabalhava na trama. Débora acabou diagnosticada com meningite viral e teve que acabar hospitalizada. Consequentemente, ela teve que se afastar das filmagens da novela.
Entretanto, a ausência de Débora ocorreu justamente em um momento crucial da jornada de Mel na história de O Clone. Assim, a autora Gloria Perez teve que fazer ajustes para lidar com a falta da atriz.
A solução encontrada pela escritora foi adiantar a internação de Mel em uma clínica de reabilitação. A jovem acabou internada à força após uma séria crise de abstinência, durante a qual destruiu completamente o seu quarto.
Para realizar as cenas da internação de Mel, o diretor Jayme Monjardim convocou Cynthia Falabella, irmã de Débora e também atriz.
A artista acabou substituída pela irmã
Foi ela quem filmou as cenas em que Mel, em um surto, destroça todos os objetos de seu quarto. Cynthia também foi a pessoa levada pela equipe médica e colocada em uma ambulância.
“Eu passei o domingo revisando todo o conjunto de capítulos da semana. Eu reduzi as cenas de diálogo. As aparições de Mel serão apenas visuais”, explicou Gloria Perez ao jornal Folha de S.Paulo em 23 de abril de 2002.
A substituição foi viável porque Cynthia, embora sete anos mais velha que sua irmã, é fisicamente muito similar a Débora. Além disso, nas cenas em questão, o rosto de Mel não era enfocado.
Imagens antigas de Débora acabaram usadas para os closes da personagem. Entretanto, mesmo hospitalizada, Débora Falabella filmou algumas cenas como Mel em O Clone.
Conforme informações do jornal O Estado de S. Paulo, em 26 de abril de 2002, a equipe da novela recebeu permissão para filmar algumas cenas dentro da Clínica São Vicente, onde Débora ficou internada por 15 dias.
No local, algumas cenas de Débora Falabella no quarto acabaram registradas. Além disso, a atriz também gravou diálogos que acabaram posteriormente inseridos nas cenas em que Cynthia Falabella a substituiu.
Curiosamente, Cynthia Falabella acabou fazendo uma participação no final de O Clone, interpretando outra personagem.
Ela desempenhou o papel de Monique, filha de Lobato (Osmar Prado). Mais tarde, a atriz também atuou em América (2005), Aquele Beijo (2011) e Corações Feridos (2012).
Autor(a):
Bruna Alves
Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.