Humorista da Globo gastou muito dinheiro para ter seu próprio parque da Disney, mas quase faliu


Ator da Globo investiu alto para construir parque temático. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Ator da Globo investiu alto para construir parque temático. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Ex-humorista da Globo, José Vasconcellos tentou construir parque da Disney no Brasil

José Vasconcellos é um dos pioneiros do humor no Brasil, sendo reconhecido por sua contribuição à comédia nacional. Ele participou do elenco da Escolinha do Professor Raimundo na Globo na década de 1990 e foi o primeiro a dar vida ao icônico palhaço Bozo no país, além de ser um dos primeiros comediantes a realizar apresentações de stand-up.

Vasconcellos era conhecido por sua criatividade e ousadia, como quando decidiu construir um grande parque temático no Brasil, com a intenção de criar algo semelhante à Disneylândia americana. Em 1964, após visitar a Walt Disney World, ele teve a ideia de construir o Vasconcelândia, um parque com hotel, restaurante, lagos, ilhas artificiais, brinquedos e um trilho de trem para transportar os visitantes pelo local de 1 milhão de metros quadrados em Guarulhos, São Paulo.

Inicialmente, o projeto parecia muito promissor e Vasconcellos até vendeu ações na bolsa de valores para financiá-lo. No entanto, a partir de 1974, ele não conseguiu mais apoio financeiro devido à falta de acesso pavimentado ao local.

José Vasconcellos integrou o elenco da Escolinha. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
José Vasconcellos integrou o elenco da Escolinha. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Parque precisou ser leiloado

Assim, o Vasconcelândia ficou parado por quase dez anos, sem previsão de inauguração. Infelizmente, o prejuízo quase levou o comediante à falência, o que o obrigou a arrendar o parque para um grupo do Rio de Janeiro. Em 1997, o parque foi a leilão para quitar uma dívida com o governo federal e o terreno está abandonado até hoje.

Apesar do fracasso do empreendimento, José Vasconcellos continuou investindo em sua carreira na TV, integrando o elenco de diversos programas humorísticos, incluindo a Escolinha do Professor Raimundo, em 1993, onde interpretou o personagem Rui Barbosa Sá-Silva. O ex-comediante da Globo, que faleceu em 2011 aos 85 anos, afirmou que não se arrependeu de ter tentado construir o parque.