Jô Soares foi impedido de realizar sonho na Globo, deu o troco e fez emissora se arrepender


Apresentador comandou o Jô Soares Onze e Meia no SBT. (Foto: Reprodução)
Apresentador comandou o Jô Soares Onze e Meia no SBT. (Foto: Reprodução)

Jô Soares foi considerado um dos pioneiros no quesito talk show na televisão brasileira, mas quem guarda na memória o sucesso do apresentador à frente do Programa do Jô na Globo, pode não imaginar que essa história começou muito tempo antes, e que ele inicialmente foi impedido de comandar uma atração do gênero na emissora e precisou dar o troco.

Em 1987, após não conseguir realizar o seu sonho de comandar um talk show na Globo, formato ainda inédito na TV brasileira, Jô decidiu deixar a emissora carioca e se transferir para o SBT, aceitando uma oferta irrecusável de Silvio Santos para apresentar um programa do gênero e ainda se tornar o artista mais bem pago da época.

Assim, ele passou a comandar o Jô Soares Onze e Meia, e se dividia com as gravações do humorístico Veja o Gordo no SBT. Seu talk show estreou em 16 de agosto de 1988, e ficou no ar até 30 de dezembro de 1999, com mais de 2.300 edições e 6.900 entrevistas. Passaram pelo sofá do apresentador estrelas como Gugu, Ayrton Senna, Cazuza, Dercy Gonçalves, Roberto Carlos, Hebe Camargo, Carlos Villagrán, Mamos Assassinas, Raul Seixas, entre outros.

Jô Soares na Globo. (Foto: Reprodução)
Jô Soares na Globo. (Foto: Reprodução)

Jô Soares retornou à Globo

Porém, em 2000, Jô Soares acertou a sua volta à Globo, que se mostrou arrependida de ter negados os pedidos do apresentador anos atrás e finalmente lhe deu a oportunidade de comandar um talk show, o Programa do Jô.

Na época, o famoso garantiu que seu retorno à Globo não era motivado por dinheiro. “Não estou saindo brigado nem por uma questão financeira. Se o problema for dinheiro, ninguém tira ninguém do Silvio Santos”, assegurou.

A atração estreou em abril daquele ano e ficou no ar até o fim de 2016, quando o apresentador finalmente decidiu se aposentar. Jô Soares faleceu em agosto deste ano, aos 84 anos.