Jornalistas famoso da Globo, morreu de forma chocante logo após noticiar fato histórico


Jornalista faleceu após feito histórico (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Jornalista faleceu após feito histórico (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Mesmo levando uma vida boemia, fumando e bebendo,  jornalista da Globo possuía uma das vozes mais marcantes da televisão brasileira

Um dos maiores locutores da história do rádio e da televisão brasileira, Heron Domingues foi testemunha de grandes acontecimentos que noticiou, vários deles na Globo, como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e a chegada do homem à Lua, em 1969.

Mas, em 1974, o coração do jornalista não aguentou a emoção após uma edição especial de um telejornal da Globo.

Nascido em São Gabriel (RS) em 4 de junho de 1924, Domingues começou no rádio aos 16 anos, na Rádio Gaúcha, onde, logo de cara noticiou o bombardeio de Pearl Harbour, nos Estados Unidos, pelos japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial.

Então, foi numa edição do Jornal Internacional que Domingues ficou extremamente emocionado e fez sua última aparição no vídeo.

Em 9 de agosto de 1974, prestes a sair em férias, pediu ao então diretor de Jornalismo da Globo, Armando Nogueira (1927-2010), para que pudesse noticiar o principal fato do dia: a renúncia do então presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon (1913- 1994).

Heron Domingues (Foto: Reprodução, Globo)
Heron Domingues (Foto: Reprodução, Globo)

Jornalista conseguiu captar algo impressionante

Assim, por um descuido da equipe de transmissão da Casa Branca, o sinal de satélite foi aberto antes da hora, e a Globo captou tudo que estava sendo mostrado.

Então, pouco antes de entrar no ar, em meio à grave crise institucional, Nixon estava sorridente, fazendo piadas. Em poucos segundos, fechou o semblante e iniciou seu pronunciamento.

Domingues foi certeiro. “A televisão americana comentava a surpreendente calma e bom-humor de Nixon, ao contrário do que se esperava de um homem acuado por pressões enormes“, iniciou.

“Nós confirmamos esse detalhe com a imagem espontânea colhida em circuito fechado dos momentos de descontração de Nixon, como um ator antes da novela”, narrou Heron Domingues

Como político que fez sua carreira dominando a televisão e, às vezes, sendo vencido por ela, Richard Milhous Nixon se despediu do cargo mais visado da Terra com um sorriso“, informou jornalista da Globo.

Heron Domingues (Foto: Reprodução, Globo)
Heron Domingues (Foto: Reprodução, Globo)

Após feito histórico o famoso acabou falecendo

Muito elogiado por essa edição do Jornal Internacional, Domingues deixou a emissora e foi jantar com amigos. Mais tarde, em casa, foi vítima de um infarto fulminante enquanto dormia, morrendo aos 50 anos.

“Heron Domingues estava visivelmente emocionado. Como sempre ficava, aliás, na narração das grandes notícias de que sua carreira foi pródiga. (…) Heron morreu no impulso de uma grande notícia. (…) Com Heron, segue uma escola de leitura de notícias que ficará entre nós”, disse  Távola.

“Com sua morte, ganha foros de legenda a arte de ler para multidões, arte exercitada diariamente por centenas de profissionais. Arte pouco reconhecida, mas de infinita utilidade na sociedade de massas”, descreveu o crítico Artur da Távola (1936-2008) em “O Globo” de 21 de agosto de 1974.

Contudo, dono de uma potente voz, Domingues não se preocupava em preservá-la. Era boêmio, fumante inveterado e bebia em excesso.

Certa vez, uma equipe médica se dedicou a estudar sua voz, que foi considerada um fenômeno. “Bebo e fumo em excesso”, disse o locutor da Globo aos médicos. “Pois continue bebendo e fumando“, teriam respondido os profissionais.

Heron Domingues (Foto: Reprodução, Globo)
Heron Domingues (Foto: Reprodução, Globo)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.