Jornalista não se calou, fez denúncia ao vivo e quase acabou com famoso programa da Globo
17/03/2023 às 16h00
Jornalista da Globo fez denúncia ao vivo em programa da emissora
Durante os anos 90, a Globo lançou um programa bastante inovador e bem-sucedido: o Você Decide. Nessa atração, apresentada por Antonio Fagundes, o público interagia votando por telefone para decidir o desfecho de casos apresentados semanalmente.
A fim de aumentar ainda mais a interação, a emissora decidiu enviar um artista a uma praça de uma grande cidade para entrevistar pessoas e ouvir suas opiniões sobre o tema discutido em cada episódio. No entanto, em 12 de agosto de 1992, algo inesperado aconteceu: durante a transmissão ao vivo, uma denúncia embaraçosa foi feita.
Naquele dia, o episódio do Você Decide tratava do assédio sexual, com a participação da atriz Luiza Tomé interpretando uma funcionária que sofria investidas incômodas de seu chefe. A tarefa de ouvir a opinião do público na Praça dos Desejos, em Vitória (ES), coube à atriz Patrícia França.
Entre as pessoas entrevistadas, estava a jornalista Tatiana Gianordoli Teixeira, que aproveitou a oportunidade para fazer uma denúncia: ela havia sido assediada por um importante assessor da Fundação Roberto Marinho, que faz parte do Grupo Globo.
Programa foi ameaçado após denúncia
“Os homens precisam entender que o intelecto da mulher fica mais em cima. Por não abrir as pernas para o assessor, tive as portas da Fundação Roberto Marinho fechadas”, afirmou a jornalista, em rede nacional. Embora a produção do programa tenha censurado Tatiana, a direção da Globo prometeu investigar o caso.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Patrícia França, por sua vez, lamentou não ter dado mais atenção à denúncia na ocasião. “Estou chateada comigo mesma, com minha inexperiência. Fiquei sensibilizada com a denúncia”, disse a atriz.
Apesar do incidente, o chefão da Globo na época, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, garantiu que o programa não sofreu impacto negativo nos bastidores da emissora. Ele ainda afirmou que Roberto Marinho, fundador do canal, havia determinado uma investigação sobre o caso. Assim, o Você Decide seguiu normalmente até agosto de 2000.