Que fim levou

De estrela a indigente! A jornada chocante de um jovem ator da Globo enfrentando a esquizofrenia


A luta contra a esquizofrenia de um talento perdido da Globo (Foto: Reprodução/Internet)

Descubra a história do jovem ator da Globo que, após desaparecer dos holofotes, foi encontrado vivendo como indigente devido à luta contra a esquizofrenia

A novela “Vamp”, exibida pela Globo em 1990, não apenas conquistou corações como também foi palco para o surgimento de novos talentos na atuação. Entre esses novatos, destacaram-se nomes como Fernanda Rodrigues, Pedro Vasconcelos e André Gonçalves. No entanto, foi Aleph Del Moral, intérprete de Rubinho, que capturou a atenção do público com sua atuação promissora, embora enfrentasse desafios pessoais significativos ao longo de sua vida.

+ Desabafo chocante! Astro dos anos 80 revelou como foi abandonado pela Globo e sofreu dificuldades

Ascensão prematura

Com apenas 13 anos, Aleph Del Moral iniciou sua carreira na Globo, marcando presença no episódio “Contato Imediato” da série Tele Tema, ao lado de Daniel Dantas e Andrea Beltrão, em janeiro de 1990. Esse foi apenas o começo de uma carreira que parecia promissora, com Aleph conquistando rapidamente um papel na novela “Araponga” e, posteriormente, em “Vamp”, onde sua atuação como filho de Carmem Maura (Joana Fomm) lhe rendeu grande reconhecimento.

Aleph Del Moral (Foto: reprodução/ Facebook)
Aleph Del Moral (Foto: reprodução/ Facebook)

Enfrentando a esquizofrenia

Após brilhar em “Vamp”, Aleph procurou continuar sua trajetória nas artes, participando de produções teatrais. Contudo, a revelação de sintomas da esquizofrenia na adolescência forçou-o a se afastar dos palcos. Uma tentativa de retorno à televisão em 1999, por meio de um teste para “Malhação”, não se concretizou, conforme compartilhado pelo diretor Pedro Vasconcelos, que atuou com Aleph em “Vamp”: “Na época fiquei muito feliz de vê-lo testando, mas não rolou, e aí não trabalhamos mais juntos”.

+ Astro da ‘Escolinha’ busca nova carreira após deixar a atuação e faz forte apelo por emprego

Apesar dos desafios, Aleph encontrou oportunidades como operador de som e até retornou à atuação em 2007, no filme “Memórias de um Bairro: Jardim São Paulo”.

Desaparecimento e resgate

O retorno de Aleph às manchetes em 2016 veio por razões preocupantes, com sua família buscando incansavelmente por ele após seu desaparecimento. Eventualmente, foi encontrado pela polícia em estado de indigência no Rio de Janeiro. Sua tia, Graça, relatou ao UOL: “Ele está muito assustado com a situação, mas me reconheceu chamando de tia. Segundo os policiais, três pessoas o reconheceram na rua e chamaram. Agora, estamos esperando irmã dele chegar de Macaé para dar uma assistência melhor para o Alef”.

Aleph Del Moral foi encontrado vivendo como indigente (Foto: reprodução/ Facebook)
Aleph Del Moral foi encontrado vivendo como indigente (Foto: reprodução/ Facebook)

A Luta contínua

Este episódio não foi o primeiro desaparecimento de Aleph, como sua irmã Durga Del Moral explicou: “Ele logo novo apresentou sinais de esquizofrenia, que foi se agravando com o tempo. Ele saiu de casa normalmente, como sempre sai, para dar uma volta, mas não retornou. Meu irmão já sumiu várias vezes, mas o problema é que da última vez ele ficou sete meses fora de casa e foi encontrado em São Paulo”.

+ Atriz de América se arrependeu fortemente após fama conquistada na novela: “Tarde demais”

Atualmente, aos 46 anos, Aleph Del Moral reside com sua mãe em Sana, distrito de Macaé (RJ), continuando sua vida longe dos holofotes, mas lembrado por seu breve e brilhante momento na televisão brasileira.

Autor(a):

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.