Manchete saiu do ar em SP após greve de funcionários e virou notícia na Globo


TV Manchete saiu do ar por greve de funcionários (Foto: Reprodução)
TV Manchete saiu do ar por greve de funcionários (Foto: Reprodução)

Funcionários da Manchete invadiram a emissora da família Bloch e realizaram manifestação 

A extinta TV Manchete, em seu curto período de vida, passou por diversas crises. Uma delas culminou na famosa greve dos funcionários que ocuparam os transmissores do bairro do Sumaré. O intuito era conseguir que o então presidente Itamar Franco afastasse a família Bloch do alto escalão da emissora, através de intervenção federal. A Globo noticiou a greve. 

+ Após provocar o Big Brother na Globo, Record sofreu as consequências com A Fazenda

A Manchete, na época, havia sido vendida ao Grupo IBF, porém Adolpho Bloch- fundador da emissora- conseguiu reaver o controle da empresa, através da justiça. De acordo com Bloch, o contrato não foi respeitado pelo grupo. 

Semanas antes, outra greve já havia ocorrido na emissora, porém esta foi mais bem elaborada. Os grevistas tiraram a Manchete do ar e exibiram seu próprio catálogo que incluía comunicados. Telejornais de diversas emissoras reportaram o que ocorria. 

Carlos Nascimento no SP Já (Foto: Reprodução)
Carlos Nascimento no SP Já (Foto: Reprodução)

O repórter Carlos Nascimento, da Globo, disse que a greve apresentava clima ameno, tanto que a escolta policial era somente de um carro da polícia. De acordo com a TV Cultura, os funcionários da emissora famosa por exibir a versão original de Pantanal estavam nessa de receber ou não salários (ou então receber parte dos salários) há 6 meses. Nos últimos dois meses, nada caiu nas contas dos funcionários. 

Na época, Oscar Bloch- diretor da Manchete em São Paulo- reprovou o ato por considerá-lo impulsivo e disse que este não havia sido idealizado por funcionários da casa. O então presidente do Sindicato dos Radialistas do Estado de São Paulo, Marco Ribeiro, disse que a intenção dos grevistas era se manter na empresa. 

Rede Manchete 

A Manchete surgiu em 1983 e seu fim se deu em 1999. Dentre as obras mais marcantes da emissora estão: Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão, Xica da Silva, Mandacaru e Brida- que ficou marcada entre os fãs de novela por seu fracasso de audiência. 

Novela Pantanal (Foto: Reprodução)
Novela Pantanal (Foto: Reprodução)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.