Mensagem sobrenatural do filho tirou famosa do fundo do poço e ajudou a fazer novela da Globo


Ivani Ribeiro foi autora da novela A Viagem na Globo. (Foto: reprodução)
Ivani Ribeiro foi autora da novela A Viagem na Globo. (Foto: reprodução)

Ivani Ribeiro foi considerada uma das maiores autoras de novela da história, tendo emplacado inúmeras obras de sucesso na Globo ao longo de décadas. E um dos folhetins que ficaram marcados no currículo da autora foi A Viagem, que teve duas versões na TV, uma delas ainda na extinta TV Tupi, em 1975, e a segunda na Globo, em 1994.

A novela ficou marcada por abordar temas que não eram comuns em folhetins da Globo, como o espiritismo e a vida após a morte. O que muita gente não sabe é que, para escrever a trama, a autora chegou a contar com auxílio de de cartas psicografadas, com orientação do médium Chico Xavier.

Uma dessas cartas, inclusive, foi ditada pelo seu próprio filho, Nair, que faleceu em um acidente de carro, em 1975, quando tinha apenas 20 anos de idade. Na época, Ivani e o seu marido procuraram Chico Xavier, que passou quase uma hora psicografando a carta do seu filho, que tinha 90 páginas.

Autora Ivani Ribeiro. (Foto: reprodução)
Autora Ivani Ribeiro. (Foto: reprodução)

Carta do filho fez a autora da Globo voltar a sorrir

Além de ajudar Ivani Ribeiro a escrever a novela da Globo, a mensagem passada pelo seu filho na carta fez a autora voltar a sorrir e recuperar a sua felicidade pela vida. “Rezei muito para voltar a sorrir. Se eu me entregasse, ia acabar com minha família e me tornaria uma pessoa chata. A dor e o prazer são sensações muito exclusivas. Não devem ser alardeadas”, declarou a novelista em entrevista na época.

A Viagem, no entanto, acabou sendo a última obra escrita por Ivani, que faleceu um ano após a sua exibição, vítima de broncopneumonia e insuficiência renal. Ivani chegou a fazer uma participação especial na novela, interpretando Cicinha, a dona da pensão da trama, que era protagonizada por Christiane Torloni, Antonio Fagundes e Guilherme Fontes.