Mesmo enfrentando uma luta diária contra o câncer, atriz não deixou de gravar Caminho das Índias
17/04/2023 às 8h00
Os bastidores de Caminho das Índias foi marcado pela linda história da atriz que mesmo lutando contra o câncer não deixou de gravar suas cenas
Caminho das Índias é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela TV Globo no horário das 20 horas de 19 de janeiro a 12 de setembro de 2009 em 203 capítulos. Substituiu A Favorita e foi substituída por Viver a Vida, sendo a 72ª “novela das oito” exibida pela emissora.
Bastante conhecida nas telinhas, a atriz foi intérprete da personagem Ashima. A mulher era uma viúva indiana que abriu uma pastelaria no bairro da Lapa e levava uma vida alegre no Rio de Janeiro. Mãe de Indra (André Arteche) e Malika (Nahuana Costa), ela só permanecia no Brasil porque na região em que morava sua família indiana, ela não teria chance de se casar ou abrir o próprio negócio. No entanto, o grande sonho da personagem era mandar o filho para estudar nos Estados Unidos e depois juntá-lo com uma moça indiana.
Sua morte
Contudo, Mara Manzan faleceu em 2009, ano em que Caminho das Índias foi ao ar. A atriz tinha 57 anos de idade e estava internada no Hospital Rio’s D’or, no Rio de Janeiro. Mara vinha lutando contra um câncer que havia descoberto no pulmão desde 2008 e precisou passar por procedimentos, quimioterapia, entre outros tratamentos que agravaram sua saúde.
Mara Vergínia Manzan nasceu em São Paulo, em 28 de maio de 1952. Estava com apenas 17 anos, quando foi assistir a uma peça, no Teatro Oficina e “de lá nunca mais saiu”, ela dizia brincando, pois se apaixonou de tal forma. Lá, ela ficou fazendo de tudo: ajudando o pessoal nos bastidores, na maquiagem, nas compras, enfim, enturmou-se totalmente. Então, um dia uma atriz faltou e ela foi para o palco fazer o papel. Estava decidida sua profissão.