carteira de identidade
ATENÇÃO! Nova Carteira de Identidade pega a todos de surpresa e poderá ser emitida antecipadamente; saiba como fazer!
21/06/2024 às 10h40
O Estado do Amapá está a um passo de experienciar uma mudança importante no sistema de identificação de seus habitantes com a introdução da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Grande benefício hoje para brasileiros 60+: RG garante um total de R$1,724.78 em bônus
Esse documento pretende unificar o Registro Geral (RG) e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), simplificando e concretizando ainda mais a segurança dos processos de identificação. Vale ressaltar que a CIN não se trata apenas de uma nova versão da Carteira de Identidade tradicional, mas sim um tipo de estratégia nacional com o intuito de modernizar a identificação dos cidadãos.
A partir da unificação dos documentos mencionados acima, cada pessoa possuirá um número único baseado no CPF, retirando todas as complicações que são geradas de diversos documentos e aumentando a proteção contra fraudes e golpes.
Benefícios da nova Carteira de Identidade:
- Unificação de Documentos;
- Segurança Reforçada;
- Facilidade de Acesso;
- Mobilidade Internacional: Adição do código MRZ, padrão internacional, promove maior facilidade para os brasileiros em ingressarem em países do Mercosul.
Implementação da CIN no Estado do Amapá:
A fim de viabilizar o ingresso da CIN no Estado do Amapá, a Polícia Científica do estado fez investimentos e preparativos significativos nesse processo. Foram instalados equipamentos de ponta em 14 unidades da rede Super Fácil, por todo o Macapá e outros municípios.
LEIA TAMBÉM:
● Atriz famosa da Globo não vai no enterro do próprio pai e atitude deixa o Brasil perplexo
● Agora com Ana Hickmann, Edu Guedes já foi casado com apresentadora famosa e você não fazia ideia
● Vista como amaldiçoada, novela da Globo foi cercada de tragédias e escândalos são abafados até hoje
É bom salientar que esses equipamentos são cruciais para a emissão da nova Carteira de Identidade. Aproximadamente 200 funcionários foram treinados especificamente para conseguir operar o sistema de emissão da CIN, promovendo maior eficiência e qualidade no processo.
Como solicitar novo documento:
Já é possível realizar a solicitação da nova CIN em mais de 20 pontos de serviço no Amapá, incluindo as unidades da rede Super Fácil. A emissão do documento está marcada para começar logo que os preparativos foram concluídos.
Para que você consiga obter sua SIN, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, disponíveis tanto em formato digital quanto físico. Além disso, a primeira emissão e suas renovações serão oferecidas de modo completamente gratuito pela plataforma Gov.br. Contudo, a versão em policarbonato do documento pode obter custos diversos, dependendo de cada região.