Novela considerada o melhor trabalho de artista que virou ambulante estreava em 1984 na Globo


Ator da Globo virou vendedor ambulante (Foto: Reprodução, Montagem, Fatos da TV)
Ator da Globo virou vendedor ambulante (Foto: Reprodução, Montagem, Fatos da TV)

Trama ficou marcada por vários acontecimentos nos bastidores da Globo

Exibida entre 23 de julho de 1984 e 1º de fevereiro de 1985, Vereda Tropical fez sucesso na faixa das sete da Globo. A novela ficou marcada por vários.

A novela ficou marcada por vários acontecimentos nos bastidores, incluindo tensão na estreia e uma confusão com o Corinthians.

Vereda Tropical foi a primeira novela solo de Carlos Lombardi, que estreou com o pé direito e ainda teria muitos outros sucessos na emissora.

A trama, estrelada por Lucélia Santos (foto acima), também é considerada a melhor da carreira de Mário Gomes, que voltou aos holofotes nos últimos anos após ter virado vendedor ambulante nas praias do Rio de Janeiro (RJ).

No entanto, três dias antes da estreia, Vereda Tropical simplesmente foi proibida de s exibida pela Censura Federal, que já estava implicando com a trama-somente no primeiro capítulo foram 32 cortes.

A novela, estrelada por nomes como Lucélia Santos, Walmor Chagas, Mário Gomes e Marcos Frota, marcou a estreia de diversos artistas que fariam sucesso nos anos seguintes.

Foi a entrada no gênero do garoto Jonas Torres, que tinha nove anos, Luiz Fernando Guimarães, Regina Casé e Catarina Abdalla.

Também foi a primeira novela na Globo da já veterana Geórgia Gomide, que chamou atenção como Bina, dona de uma cantina italiana.

A produção também contou com a participação de Matilde Mastrangi, uma das musas das pornochanchadas do cinema brasileiro nos anos 1970 e 1980.

Em sua única novela na Globo, ela viveu a doce Maritinda. A atriz que é casada com o ator Oscar Magrini. participou somente de mais uma trama: a malsucedida Cortina de Vidro, no SBT.

Para completar, Mauricio Mattar apareceu pela primeira vez numa novela no último capítulo, como um pretendente de Catarina (Marieta Severo).

Ator Mário Gomes. (Foto: reprodução/ You Tube)
Ator Mário Gomes. (Foto: reprodução/ You Tube)

A trama acabou considerada melhor novela do artista

Como citado, Vereda Tropical é considerada por muitos a melhor novela de Mário Gomes. O astro se destacou como o jogador de futebol Luca e até gravou o tema de seu personagem, como já havia feito em Duas Vidas (1976).

No final da trama, o atleta foi contratado pelo Corinthians. A Globo aproveitou um jogo entre o time paulista e o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, para gravar Luca chegando de helicóptero no gramado do Morumbi.

Quando o Corinthians fez um gol, o ator invadiu o gramado e comemorou junto com os jogadores, sendo prontamente expulso de campo pelo juiz José de Assis Aragão.

O fato causou muito burburinho e quase sobrou para o arbitro, que foi acusado de ter favorecido o ato, mas, posteriormente, acabou inocentado.

Além desse fato, um dos principais cenários de Vereda Tropicat era a fábrica de perfumes CPP, onde trabalhava a protagonista, Silvana (Lucélia Santos), que fugia do cerco do seu ex-sogro, Oliva (Walmor Chagas), que fazia de tudo para conseguir a guarda do neto, Zeca (Jonas Torres), Ela não sabia, mas a fábrica era do milionário.

Atualmente, com 70 anos, Mário Gomes ampliou seu negócio de alimentação, abriu um trailer na praia, chamado X do Gomes, onde vende, além de lanches, produtos como açaí e croissants.

A familia dele também participa do atendimento: “Eu sou muito ativo, não consigo ficar parado: construo móveis, pinto quadro, faço obras para colocar na minha casa”, disse ele para explicar que sua barraquinha de hambúrgueres na praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, “é fruto também dessa inquietação”, em entrevista ao Gshow, em 2018.

“Estou tranquilo, curtindo muito essa fase atual da minha vida. Ser ator parece fácil, mas é puxado”, declarou em entrevista à Sonia Abrão.

Ator Mário Gomes e filho na praia (Foto: Reprodução)
Ator Mário Gomes (Foto: Reprodução)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.