Novela com Tony Ramos atrasa gravações, gera correria e último capítulo é exibido ao vivo


Tony Ramos estrelou a novela A Outra. (Foto: reprodução)
Tony Ramos estrelou a novela A Outra. (Foto: reprodução, Globo)

Novela teve falha e último capítulo foi exibido ao vivo

A Outra, novela da extinta TV Tupi, teve seu último capítulo transmitido ao vivo em 20 de outubro de 1965, e ficou marcada por eventos notáveis. A trama, escrita por Walter George Durst, abordava o conflito de Gustavo (Walmor Chagas), que se via diante da escolha crucial entre permanecer casado com Lúcia (Geórgia Gomide), sua esposa paralítica, ou render-se à paixão pela jovem Cibele (Guy Loup), a “outra” do título.

Durst abordou um tema considerado tabu na época, a infidelidade conjugal, inspirando-se em uma peça italiana escrita por Dario Nicodemi. Durante esse período, o autor estava trabalhando simultaneamente em outra produção, A Cor de Sua Pele, exibida pela mesma emissora às 19h, de julho a outubro de 1965.

A protagonista, Lúcia, interpretada por Geórgia Gomide, uma típica mocinha das produções da época, passou cerca de 60 capítulos internada em um hospital entre a vida e a morte, terminando seus dias em uma cadeira de rodas, uma reviravolta dramática para a personagem. Anos depois, Geórgia e Walmor Chagas se reencontraram em “Vereda Tropical” (1984) da Globo.

A vilã Cibele foi interpretada por Guy Loup, que, por sugestão de Cassiano Gabus Mendes, diretor artístico da Tupi, passou a assinar Isabel Cristina. Essa mudança de nome ocorreu após o sucesso de sua personagem com o mesmo nome em O Direito de Nascer (1964). A ideia, no entanto, não se consolidou, e Guy voltou a usar seu antigo nome mais tarde.

Cena da novela A Outra. (Foto: reprodução, internet)
Cena da novela A Outra. (Foto: reprodução, internet)

Produção marcou estreia de Tony Ramos

Apesar de a maior parte da novela ter sido gravada em videoteipe, o último capítulo foi encenado ao vivo devido a atrasos nas gravações. Problemas técnicos levaram à necessidade de transmitir o capítulo ao vivo, improvisando um esquema de última hora.

Tony Ramos em cena de novela. (Foto: reprodução, internet)
Tony Ramos em cena de novela. (Foto: reprodução, internet)

A Outra ainda foi responsável por promover a estreia de Tony Ramos na televisão, interpretando o filho dos personagens de Juca de Oliveira (Vicente) e Vida Alves (Ofélia). O evento é lembrado não apenas pela trama intrigante, mas também pelos desafios técnicos enfrentados durante a transmissão ao vivo, tornando-o um marco na história da televisão brasileira.