Novela deu prejuízo gigantesco, afundou canal em dívidas e elenco se recusou a gravar o final


Novela Brida foi um fiasco na TV Manchete. (Foto: reprodução/Montagem)
Novela Brida foi um fiasco na TV Manchete. (Foto: reprodução/Montagem)

Novela Brida foi um verdadeiro fiasco de audiência e afundou de vez a TV Manchete

Nos anos 1990, a TV Manchete desafiou a hegemonia da Globo ao produzir programas de sucesso, incluindo a novela Pantanal, que superou a audiência da concorrente no horário nobre. Infelizmente, a emissora enfrentou uma crise sem precedentes que levou à sua falência, sendo que a novela Brida acabou por ser o fator decisivo nesse processo.

Baseada no livro de Paulo Coelho, Brida foi a última novela produzida pela Manchete em 1998, mas provou ser um grande fracasso em termos de audiência e de arrecadação, a ponto de deixar a equipe sem salários. A protagonista, Carolina Kasting, juntamente com o restante do elenco e da produção, iniciaram uma greve em protesto contra a falta de pagamento.

Com a emissora sem alternativa, a novela foi encerrada abruptamente, com um final improvisado narrado ao invés de ser encenado. A concessão da Manchete foi posteriormente repassada para a RedeTV! em 1999, e Carolina Kasting entrou com um processo para cobrar os salários atrasados.

Carolina Kasting foi a protagonista de Brida. (Foto: reprodução/Montagem)
Carolina Kasting foi a protagonista de Brida. (Foto: reprodução/Montagem)

Protagonista recebeu salário após 24 anos

Em 1999, a concessão da Manchete acabou sendo repassada para a RedeTV!, e isso fez a atriz entrar com um processo contra os novos donos da estação para cobrar os valores que ela não recebeu pelo seu trabalho no folhetim.

A ação chegou a ser julgada três vezes, em 2002, 2011 e 2018, e a atriz saiu vitoriosa em todos os casos. A RedeTV!, por sua vez, alega que não é sucessora da Manchete, e portanto, não tem responsabilidade pelas dívidas deixadas pelo extinto canal.

Apesar de toda resistência, a RedeTV! se viu pressionada a quitar a dívida com Carolina, mas apenas em junho do ano passado. Dessa forma, Carolina acabou recebendo seu pagamento por Brida 24 anos após o fim da novela.