Novela que traumatizou a Globo é resgatada pela emissora após 10 anos


Cena da novela Além do Horizonte na Globo. (Foto: reprodução, Globo)
Cena da novela Além do Horizonte na Globo. (Foto: reprodução, Globo)

Globo resgatará a novela Além do Horizonte

“Além do Horizonte” (2013), considerada uma das novelas de pior audiência da história da Globo e que afundou o horário das sete na década passada, terá uma nova chance de ser vista pelo público no final deste mês. A trama, que foi ao ar entre 4 de novembro de 2013 e 2 de maio de 2014, em 155 capítulos, é conhecida por ter marcado a estreia dos escritores Carlos Gregório e Marcos Bernstein como autores principais de novela.

A história gira em torno de três jovens, Lili (Juliana Paiva), Rafa (Vinícius Tardio) e William (Thiago Rodrigues), que decidem embarcar em uma busca na Floresta Amazônica em busca de amigos e parentes desaparecidos misteriosamente. Durante essa jornada, eles enfrentam aventuras e descobrem a existência de uma entidade secreta chamada Grupo, responsável pelos desaparecimentos.

A Comunidade, próxima ao vilarejo de Tapiré, liderada por Kléber (Marcello Novaes), é assombrada por um monstro chamado “a besta”, que, na verdade, é o próprio Kléber. O enredo, permeado por mistério e suspense, não foi bem recebido pelo público do horário das sete, que estava acostumado a tramas mais leves.

Elenco principal da novela. (Foto: reprodução, internet)
Elenco principal da novela. (Foto: reprodução, internet)

Nova chance

“Além do Horizonte” teve um início conturbado, afugentando parte do público e derrubando os índices da antecessora, “Sangue Bom” (2013). A novela só conseguiu se recuperar dois meses antes do fim, encerrando com uma média geral de apenas 19,7 pontos, uma das audiências mais baixas da faixa na época.

Após a queda nos índices, a Globo realizou um grupo de discussão que revelou que o destaque ao elenco jovem não agradou os telespectadores. Os autores promoveram mudanças, encerraram alguns mistérios e focaram mais em romances e conflitos, mas a novela não escapou de ser considerada um dos maiores fiascos da emissora.

Cena de Além do Horizonte. (Foto: reprodução, Globo)
Cena de Além do Horizonte. (Foto: reprodução, Globo)

Agora, a trama ganha uma nova oportunidade por meio do projeto Originalidade do Globoplay, que resgata obras que já estão na plataforma, mantendo a qualidade original como foram exibidas na TV. A versão original de “Além do Horizonte” estará disponível no streaming global a partir de 26 de dezembro.