O fim! The Voice Brasil vai acabar na 12ª temporada na Globo


The Voice Brasil(Foto Reprodução, Globo)
The Voice Brasil(Foto Reprodução, Globo)

Após 12 temporadas, o programa The Voice Brasil chegará ao fim na Rede Globo

A Globo anunciou o cancelamento de “The Voice Brasil”, marcando o fim de uma era para a famosa competição musical que estreou em 2012 no país. Com a apresentação de Fátima Bernardes, a emissora transmitirá a 12ª e última temporada ainda neste segundo semestre de 2023. O declínio da audiência e o desinteresse do mercado publicitário emergem como os principais fatores que influenciaram essa decisão.

Em nota de seu departamento de Comunicação, a emissora confirmou: “Em 2023, o ‘The Voice Brasil’ chega à 12ª e última temporada. A partir de novembro, com exibição às terças e quintas e apresentação de Fátima Bernardes, estreia a nova edição que promete muitas emoções, com novidades, surpresas, convidados especiais e homenagens aos momentos mais marcantes da história da família ‘Voice’”.

Fátima Bernardes no The Voice Brasil (Foto: Reprodução/Globo)
Fátima Bernardes no The Voice Brasil (Foto: Reprodução/Globo)

Desempenho em queda

Em suas edições mais recentes, “The Voice Brasil” perdeu o apelo de audiência dos primeiros anos. No ano de 2020, a atração foi superada em média de audiência pela 12ª edição do reality show “A Fazenda”, transmitido pela Record e apresentado por Marcos Mion na época. Em 2022, com a estreia de Fátima Bernardes como apresentadora, o programa registrou uma média de 15 pontos de audiência na Grande São Paulo, a mais baixa desde 2013.

Contudo, a edição de 2022 do “The Voice Brasil” teve apenas dois patrocinadores, um número considerado insuficiente pelos padrões da Globo. Já a versão infantil, “The Voice Kids”, conquistou apenas um patrocinador este ano, o que evidencia um declínio do interesse comercial pelo formato.

Fátima Bernardes no The Voice Brasil (Foto: Reprodução)
Fátima Bernardes no The Voice Brasil (Foto: Reprodução)

Embora ainda não tenham sido divulgadas informações sobre o que substituirá o programa na programação da Globo. Contudo, o anúncio do fim do programa reflete um momento de transição para a emissora,. Porém, parece estar recalibrando sua grade para se adaptar às novas realidades do mercado de entretenimento.