O atrito de Osmar Prado contra Silvio Santos e demissão da Globo: “Queda-de-braço”


Osmar Prado relembrou atritos com Silvio Santos e a Globo
Osmar Prado relembrou atritos com Silvio Santos e a Globo (Foto: Reprodução/Montagem Fatos da TV)

Osmar Prado expôs atritos com Globo e SBT e a história por trás de sua demissão

Em uma entrevista, o ator Osmar Prado revelou que, no passado, tinha um temperamento explosivo e era conhecido por se envolver em brigas. Contudo, ele afirmou que agora, com mais idade, está mais controlado.

+ Após divórcio, famoso do SBT sofre acidente e preocupa colegas ao vivo: “Informação acabou de chegar”

Uma das situações marcantes de sua vida foi uma briga em um baile de carnaval em Três Pontas, Minas Gerais, presenciada por Milton Nascimento e Dennis Carvalho. A confusão começou quando alguém retirou a cadeira em que Osmar iria se sentar, provocando sua queda.

“Levei minha mulher ao banheiro. Quando voltei e fui me sentar, um sujeito tirou a cadeira e eu caí no chão. Ele disse: “Queria ver um artista cair”. Chamei-o de babaca e parti pra cima, já fui dando logo… Ele foi ao chão. Quando me dei conta, voou mesa, voou cadeira, acabou o baile”, contou para a Revista Quem em 2009.

+ A decisão de atriz ao negar ordem de Silvio Santos e enfrentar consequência: “Uma vergonha tão grande”

Osmar também mencionou que nunca se intimidou por ter baixa estatura, pois acredita que pessoas de menor altura têm vantagem em brigas por serem mais flexíveis.

Atrito com Silvio Santos

Sobre sua saída do SBT, Osmar esclareceu que não houve desentendimentos com Silvio Santos. O problema foi a desmobilização da teledramaturgia da emissora em 1999. A proposta de teleteatros com dramalhões mexicanos, dirigidos por pessoas inexperientes, não agradava o ator, que decidiu não renovar seu contrato.

+ Encerramento de transmissões e saída do ar: o fim de emissora de TV brasileira que foi obrigada a acabar 

“O Silvio gosta de mim. Me deu de presente um 13o salário, como forma de indenização, e me ofereceu mais um ano de contrato, no final de 2001, mas eu disse que não ficaria numa casa que não tem diálogo. Não dá para colocar Irene Ravache para fazer dramalhão. É uma das maiores atrizes deste país!”, disparou.

Pedido de demissão da Globo

Além disso, o ator também comentou a respeito de uma discussão que teve com a Globo após o sucesso de seu personagem Tião Galinha na novela Renascer, em 1993. O desentendimento ocorreu por conta de prioridades entre um trabalho teatral e a emissora, resultando na rescisão do contrato de Osmar. Ele ficou afastado da Globo por dois anos e meio.

Osmar Prado como Tião Galinha em Renascer
Osmar Prado como Tião Galinha em Renascer (Foto: Reprodução/TV Globo)

“Tive queda-de-braço com o setor executivo da emissora. Comprei a briga por motivos banais. Era uma estreia de teatro, sendo que eu estava escalado para uma novela. O executivo cismou que eu tinha que dar prioridade à novela. Assinei a rescisão de contrato e fui fazer a peça”, recordou.

Ao tentar retornar à emissora anos depois, Osmar enfrentou outra situação de desentendimento. Um diretor exigiu que ele definisse as prioridades entre a TV e o teatro, e Osmar respondeu que não voltaria a conversar com ele. Apesar disso, o ator afirmou que passaram a se falar novamente, mas preferiu não revelar o nome do diretor envolvido.

Última saída Osmar Prado da Globo

Conforme Patrícia Kogut, do jornal O Globo, a TV Globo dispensou o experiente ator Osmar Prado após sua participação na novela Pantanal. Agora, a emissora o chamará somente para trabalhar em projetos específicos, assim como acontece com a maioria dos artistas do canal.

Osmar Prado como Velho do Rio em cena de Pantanal
Osmar Prado como Velho do Rio em cena de Pantanal (Foto: Reprodução/TV Globo).

A Globo implementou esse modelo de negócio com seus talentos visando reduzir custos. No passado, um ator mantinha um contrato de cinco anos, mas trabalhava efetivamente por apenas três ou quatro anos. Atualmente, a maioria dos atores da emissora recebe pagamento apenas enquanto trabalham em projetos.

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.