Saiba como foram os últimos meses de galã da Globo: “Estava sofrendo muito”


Osmas Prado - Velho Rio (Foto: Reprodução / Tv Globo)

Osmar Prado, é um ator, escritor e produtor brasileiro. Sendo um dos mais prestigiados atores brasileiros

Osmar Prado se destacou no ano passado no papel do Velho Rio, na exibição do novo lançamento de Pantanal.

Osmas Prado - Velho Rio (Foto: Reprodução / Tv Globo)
Osmas Prado – Velho Rio (Foto: Reprodução / Tv Globo)

O lendário personagem foi interpretado por outro renomado ator na primeira versão da novela, transmitida pela Manchete.

Cláudio Marzo, um dos maiores artistas da história da televisão brasileira, nasceu em 26 de setembro de 1940, na cidade de São Paulo.

Ele fez sua estreia na televisão em 1963, desempenhando um papel secundário em uma produção da TV Tupi.

O ator também teve participações em outras novelas da Globo, como Eu Compro Esta Mulher, O Sheik de Agadir, A Rainha Louca, A Grande Mentira, Sangue e Areia e A Última Valsa.

Ele conquistou reconhecimento nacional ao protagonizar Véu de Noiva, contracenando com Regina Duarte, que havia sido recentemente contratada pela emissora.

Em 1970, ele alcançou um sucesso ainda maior ao interpretar o jogador de futebol Duda em Irmãos Coragem, novela que quebrou recordes de audiência em todo o país.

Destaques

Os destacados papeis continuaram em Minha Doce Namorada, O Bofe, Carinhoso, O Espigão, Senhora e Saramandaia.

Após uma rápida passagem pela Tupi, em Roda de Fogo, se fixou novamente na Globo, fazendo Olhai os Lírios do Campo, Plumas e Paetês, Brilhante, Quem Ama Não Mata, Pão Pão, Beijo Beijo, Partido Alto, Tenda dos Milagres, Cambalacho e Bambolê, atualmente exibida pelo canal Viva.

Volta para Globo

Aceitou o convite da emissora Manchete e atuou na produção Noronha em Kananga do Japão, onde obteve reconhecimento ao interpretar os personagens José Leôncio e o Velho do Rio no aclamado sucesso Pantanal.

Retornou à emissora Globo em 1993, participando da série Fera Ferida. Em seguida, fez parte dos elencos das novelas Irmãos Coragem, Vira Lata, A Indomada e Era uma Vez, desempenhando o papel de Xistus nesta última. Também atuou como antagonista no filme Andando nas Nuvens.

Durante os anos 2000, participou das produções Aquarela do Brasil, Coração de Estudante, Mulheres Apaixonadas, A Lua me Disse e Amazônia, de Galvez a Chico Mendes.

Sua última incursão na teledramaturgia ocorreu em 2007 com a novela Desejo Proibido. No ano seguinte, teve uma breve participação em um episódio da série Guerra e Paz, marcando seu último trabalho na televisão.

O renomado ator também teve uma carreira cinematográfica muito ativa, atuando em filmes tanto em 1967 quanto em 2007. Entre suas obras estão A Dama do Lotação, Se Segura, Malandro, Pra frente, Brasil, O Homem Nu e A Casa da Mãe Joana.

O Adeus de Osmar Prado

Osmas Prado (Foto: Reprodução / Instagram)
Osmas Prado (Foto: Reprodução / Instagram)

Durante os últimos anos de sua vida, o ator enfrentou desafios de saúde.

Ele passou por períodos de internação devido a doenças como pneumonia, hemorragia digestiva, diverticulite e problemas respiratórios em fevereiro de 2015.

Na madrugada de 22 de março de 2015, Cláudio Marzo faleceu aos 74 anos, após um longo período de internação devido a uma grave infecção pulmonar causada pela pneumonia.

Segundo o comunicado médico, ele sucumbiu a complicações decorrentes de enfisema pulmonar, uma condição agravada pelo hábito de fumar excessivamente.

Seu corpo foi cremado no Memorial do Carmo, localizado no Rio de Janeiro (RJ).

Lucas Goia

Autor(a):

Lucas Goia