Plantão Globo pegou o Brasil de surpresa quando deu notícia que para muitos, foi a mais triste

28/12/2022 às 13h52

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Plantão Globo pegou o Brasil de surpresa quando deu notícia que para muitos, foi a mais triste (Foto: Reprodução)

Pegando todos desprevenidos, o Brasil parou para ouvir a triste noticia que o Plantão da Globo teve que anunciar

Quando a tela de Plantão aparece na Globo, já sabemos que algo de grande impacto aconteceu. Desde 1991, o “Plantão da Globo” causa apreensão e suspense aos telespectadores, com sua música de fundo característica que alerta as pessoas de que algo trágico aconteceu no Brasil ou no mundo.

Entre 1982 e meados de 1991, era apenas um slide na tela, com o nome do respectivo jornal do turno (a tarde era o Jornal Hoje, a noite era o Jornal Nacional, e noite/madrugada Jornal da Globo), com uma narração em off.

Plantão Globo (Foto: Reprodução)

Plantão Globo (Foto: Reprodução)

No entanto, nos últimos anos, muitos plantões vêm sem vinheta, sendo exibidos no intervalo dos programas, só com o apresentador dando a notícia e geralmente algum repórter ao vivo dependendo do que acontece, principalmente perto dos noticiários.

Cabrini tinha guardada justamente a frase em que anuncia a morte e a “notícia que jamais gostaríamos de dar”, foi assim que o repórter iniciou o Plantão que é o mais visto de todos os tempos.

Plantão da Globo com Cabrini (Foto: Reprodução)

Plantão da Globo com Cabrini (Foto: Reprodução)

A grande tragédia

O tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994 durante o Grande Prêmio de San Marino. Senna perdeu o controle do carro, que se chocou violentamente contra um muro a 300km/h, na saída da curva Tamburello.

LEIA TAMBÉM:

Plantão da Globo sobre a morte de Ayrton Senna (Foto: Reprodução)

Plantão da Globo sobre a morte de Ayrton Senna (Foto: Reprodução)

A Globo acompanhou ao vivo o acidente, pois transmitia naquele momento a corrida de Ímola. Do hospital, o repórter enviou para o Brasil – através de um telefone celular – boletins sucessivos sobre o estado de saúde do piloto. O país inteiro parou. Às 13h40 (horário de Brasília), coube a Cabrini a difícil tarefa de anunciar a morte de Senna para os milhões de telespectadores. “Morreu Ayrton Senna da Silva, uma notícia que a gente jamais gostaria de dar”.

Ayrton Senna (Foto: Reprodução)

Ayrton Senna (Foto: Reprodução)

Como resultado, o Fantástico daquele domingo foi dedicado à cobertura da morte de Senna. Foram ao ar imagens do acidente e da reação emocionada dos fãs. As ruas de São Paulo e Rio de Janeiro ficaram desertas. Contudo, nos estádios de futebol, as torcidas improvisaram faixas e cartazes e gritaram o nome do piloto. O locutor esportivo Galvão Bueno, que transmitia o GP de San Marino, falou emocionado sobre a perda do ídolo e amigo pessoal.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.