Que fim levou

Por onde anda Fernanda Rodrigues? Famosa fez sucesso como atriz mirim e ganhou destaque na Globo


A atriz Fernanda Rodrigues na novela Vamp (Foto: Acervo/Globo)

Atriz Fernanda Rodrigues foi considerada uma das maiores atrizes mirins do Brasil

Na década de 1990, a atriz Fernanda Rodrigues era uma das atrizes infantis mais populares do Brasil. Embora agora trabalhe como apresentadora, ela mantém uma cara de menina e já trabalhou em muitos trabalhos para crianças.

Fernanda Erlanger Rodrigues nasceu em 21 de outubro de 1979 no Rio de Janeiro. Aos 3 anos, começou a trabalhar como modelo infantil e até protagonizou o videoclipe de Gonzaguinha: O Lindo Lago do Amor.

Ela ficou nacionalmente famosa ao imitar “Xuxa Mirim” em um anúncio de uma rede de supermercados.

Estreia nas novelas

Aos 11 anos, a menina estreou na televisão, estrelando a novela Vamp (1991), na Globo. Ela era a talentosa filha de Reginaldo Faria. Nesse mesmo ano, ela fez sua estreia no teatro como personagem principal em Pollyanna, ganhando como atriz revelação em Teatro Infantil.

Posteriormente, atuou em Deus Nos Acuda (1992) e no ano posterior interpretou a personagem Beatriz Toledo Novaes (Bia) em A Viagem (1994) com grande sucesso.

No período entre 1995 e 1997, ela apareceu nas primeiras temporadas de Malhação, interpretando Luiza, filha do proprietário da academia onde a produção acontecia.

Depois disso, integrou o elenco de Zazá (1997), Corpo Durado (1998), Villa Madalena (1999), Aquarela do Brasil (2000) e Estrela-Guia (2001).

Fernanda Rodrigues no elenco infantil de Vamp (Foto: Acervo/Globo)
Fernanda Rodrigues no elenco infantil de Vamp (Foto: Acervo/Globo)

Início da carreira no cinema e consolidação na televisão

No ano de 1998, Fernanda Rodrigues estreou no cinema em Simão o Fantasma Trapalhão (1998), protagonizado por Renato Aragão. A atriz já tinha atuado com o humorista em algumas participações no humorístico Os Trapalhões.

Fernanda também atuou nos longas A Partilha (2001), Noite de São de João (2003) e De Morango (2003).

Na Globo, ainda participou de Sabor da Paixão (2002), A Lua Me Disse (2005), Bang Bang (2006) e interpretou a manicure Gisele na novela O Profeta (2006), visto como o primeiro personagem cômico de sua trajetória.

Já outro ponto importante em sua carreira foi a novela Negócio da China (2008), na qual fez seu primeiro papel como vilã.

Em 2011, Fernanda Rodrigues interpretou Jôse na novela O Astro (2011), recebendo elogios da crítica por sua interpretação de uma jovem que dá a vida pelo filho. A trama ganhou um Emmy Internacional em 2012 e Fernanda participou da cerimônia de premiação.

Entretanto, mesmo após o enorme sucesso da personagem, a atriz foi retirada do elenco fixo da Globo após o fim de O Astro. Voltou à emissora somente após ser contratada por obra avulsa para trabalhar na novela Sete Vidas (2015).

Em Negócio da China, atuou ao lado do ator Raoni Carneio, com quem trabalhou anteriormente em A Lua Me Disse. Eles passaram a viver juntos e ela deu à luz sua filha Luísa em 2009.

A maternidade deu um novo desafio a Fernanda Rodrigues, o que fez virar a apresentadora do programa Fazendo a Festa, no GNT. Nele, uma equipe de profissionais e a atriz organizam uma festa de aniversário infantil, tendo o tema sugerido pelo aniversariante. A atração estreou em 2015 e ainda está em produção.

Fernanda Rodrigues ao lado do filho e o marido (Foto: Divulgação)
Fernanda Rodrigues ao lado do filho e o marido (Foto: Divulgação)

Retorno ao cinema

No ano de 2014, voltou ao cinema com a comédia Vestido Para Casar (2014), participando do Porta dos Fundos feito para a internet e tendo grande sucesso.

A artista voltou a atuar em novelas em 2017, interpretando outra vilã em O Outro Lado do Paraíso.

No cinema, ele também aparece O Amante de Júlia (2020) assim como no elenco de Nosso Lar 2: Os Mensageiros, que tem estreia prevista para 2023.

Vida atual

Fernanda Rodrigues também é mãe de Bento, nascido em 2016. A atriz agora tem um blog de maternidade chamado Cheguei ao Mundo, onde fala sobre suas experiências como mãe.

No início de novembro de 2022, se casaram oficialmente em uma cerimônia ao ar livre na Quinta da Pacheco, em Lamego, em Portugal. O casal está junto há 14 anos, mas só agora que oficializaram a união.

Os dois fizeram a troca das alianças na presença de amigos famosos e familiares. Entre os convidados para o casamento estavam Fernanda Paes Leme, Susana Werner, Francisca Pereira, Paulo Vilhena, Julia Rabello, Leo Fuchs, Joaquim Lopes, Thiago Fragoso, Sandy, Lucas Lima e entre outros.

Fernanda Rodrigues durante festa de seu casamento (Foto: Reprodução)
Fernanda Rodrigues durante festa de seu casamento (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.