Atriz trans que participou de novela famosa, foi manifesto contra homofobia


Atriz Rogéria (Foto: Reprodução)
Atriz Rogéria (Foto: Reprodução)

Apesar da atriz não ter passado por cirurgia. Rogéria se considerava transgênero. Sua participação em folhetim famoso até hoje é utilizada como bandeira a causa LGBTQIA+

Em suma, o nome de registro Astolfo Barroso Pinto, nascido em 25 de maio de 1943, pertencia à atriz Rogéria. A artista se considerava transgénero, embora não tivesse passado pela cirurgia de redesignação sexual.

Assim, Ícone da causa LGBTQIA+, a atriz iniciou a carreira artística trabalhando como maquiadora na TV Rio. Também, participou como jurada do programa do Chacrinha, e ainda atuou como repórter em diversos programas e se aventurou nas novelas, com destaque, claro, para o folhetim Tieta.

Atriz Rogéria participou de várias novelas de sucesso

Contudo, sua participação nesta famosa obra de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares. E rendeu cenas que ainda atualmente servem de bandeira à causa LGBT. Desse modo, uma cena marcante em um dos capítulos exibidos na trama, o personagem de Rogéria, Minete. Assediada pelo machista Amintas (Roberto Bonfim), se vê sem saída e então revela seu nome de batismo: Valdemar.

A beata Perpétua (Joana Fomm) reage indignada, tentando colocar os habitantes de Santana do Agreste contra o “invertido”. Entretanto, depois de Tieta, Rogéria participou de episódios do Sai de Baixo (1996). Você Decide (1992) Brava Gente (2001) e Dicas de um Sedutor (2008) Em novelas, atuou em Paraiso Tropical (2007) Duas Caras (2007), Lado a Lado (2012) e Babilónia (2015)

Em fim, a atriz infelizmente faleceu no dia 4 de setembro de 2017, aos 74 anos, no Rio de Janeiro, dias após ser hospitalizada em razão de uma infecção urinária, agravada após uma crise convulsiva.

Atriz Rogéria em novela Tieta (Foto: Reprodução)
Atriz Rogéria em novela Tieta (Foto: Reprodução)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.