Marcos Mion resgata programa que foi o maior vexame da Globo: “Perderam até o rumo de casa”


Samba, Pagode & Cia da Globo. (Foto: reprodução, Globo)
Samba, Pagode & Cia da Globo. (Foto: reprodução, Globo)

Marcos Mion relembrou o programa Samba, Pagode & Cia da Globo

No último episódio do Caldeirão com Mion, em comemoração ao Dia Nacional do Samba (2 de dezembro), Marcos Mion prestou uma homenagem a Zeca Pagodinho, revisitando diversos momentos do cantor nos programas da Globo. Destaque foi dado ao programa Samba, Pagode & Cia., lançado em 1999 como uma espécie de Esquenta voltado exclusivamente para o pagode, que, no entanto, fracassou e ficou apenas 49 dias no ar.

Mion, durante a homenagem, surpreendeu-se ao relembrar que a apresentadora do programa era Kelly Key, que na época ainda não havia atingido o sucesso no cenário pop. O programa, que tinha um cenário simulando um bar com artistas se apresentando e figurantes como clientes, passou por alterações de formato devido à baixa audiência, mas não conseguiu superar as concorrentes e acabou sendo retirado da grade da Globo.

Posteriormente, tentaram salvar o programa incluindo histórias fictícias vivenciadas pelos apresentadores, mas a situação não se reverteu. Raul Gil, na época na Record, alcançou uma grande audiência, abrindo quase 10 pontos de vantagem sobre a Globo com suas atrações.

Netinho de Paula no comando do programa. (Foto: reprodução)
Netinho de Paula no comando do programa. (Foto: reprodução)

Programa foi alvo de críticas

A derrota na audiência levou Netinho de Paula, integrante do programa, a fazer críticas públicas à emissora carioca, alegando que a Globo era comandada por pessoas elitistas e sem identificação com o povo.

Kelly Key fez parte da atração. (Foto: reprodução, Globo)
Kelly Key fez parte da atração. (Foto: reprodução, Globo)

Raul Gil também aproveitou a vitória para provocar, afirmando que a Globo colocou “Samba, Pagode & Cia.” no ar para concorrer com seu programa e que conseguiu vencer com as crianças de seu programa contra os pagodeiros da Globo. “Para concorrer comigo, a Globo pôs no ar Samba, Pagode & Cia. Pus as crianças em cima dos pagodeiros e eles perderam até o rumo de casa”, disparou o veterano.

Diante desse cenário, o programa deixou a grade da Globo em 15 de maio de 1999, menos de dois meses após a estreia, e entrou para a lista dos maiores fiascos da história do canal.