ALERTA

Substância fatal e pelo de ratos: A Anvisa decretou a proibição de 2 marcas populares de chocolate e arroz dos mercados

23/06/2024 às 10h00

Por: Diego José Laureano
Imagem PreCarregada
Chocolate, arroz, substância fatal, rato, supermercado e fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Fatos da TV)

A Anvisa decretou a proibição de 2 marcas populares dos mercados

O setor alimentício brasileiro enfrentou um incidente marcante em 2017 e 2023 que abalou a confiança dos consumidores. Isso porque a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) entrou em ação e realizou a proibição de 2 marcas populares dos mercados.

Por não seguirem recomendações sanitárias, as marcas foram barradas dos supermercados, sendo necessário um alerta importante para os consumidores. A primeira que iremos destacar é sobre um produto indispensável nos lares brasileiros.

SAIBA MAIS! Fim de serviço crucial no WhatsApp é confirmado e afeta em cheio quem usa o aplicativo

Um lote do popular arroz da marca Favorito foi descoberto contaminado, levantando preocupações sobre a saúde pública. Essa situação na época serviu como um importante alerta para a população e agilidade do órgão fiscalizador.

Quando o Instituto Adolfo Lutz identificou a presença de contaminantes, como excrementos de roedores (pelo de ratos), no arroz Favorito durante uma análise de rotina, a Anvisa agiu prontamente de acordo com informações do portal G1.

Veja também

De acordo com o portal Embrapa, os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.

Anvisa realizou a proibição da marca de arroz Favorito em 2017 (Foto: Reprodução / G1)
Anvisa realizou a proibição da marca de arroz Favorito em 2017 (Foto: Reprodução / G1)

A Vigilância Sanitária demonstrou sua eficiência ao coordenar um recall do lote contaminado, impedindo que os clientes fossem expostos a possíveis riscos à saúde.

Esse episódio destacou o compromisso da Anvisa em proteger a população, reforçando a confiança na regulamentação nacional. Vale mencionar, que ao procurar a marca nos mercados foi constatado que o produto se encontra indisponível.

Além disso, as redes sociais oficiais estão desativadas, o que leva a constatar que a marca pode ter sido extinta pela empresa. Porém, não se pode afirmar com exatidão a situação atual da mesma.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa barrou marca de arroz (Foto: Reprodução / Canva)
Anvisa barrou marca de arroz (Foto: Reprodução / Canva)

MARCA DE CHOCOLATE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Ainda segundo informações do portal GOV da Vigilância Sanitária, datadas de 11 de setembro de 2023, a Anvisa também interditou cautelarmente o lote n.º 210323 do Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, da famosa marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA.

Conforme foi informado na época, o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio foi o que determinou a retirada completa do lote do produto nº 210323 nos mercados, para a proteção e segurança completa de todos os consumidores.

A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório conforme Laudo de Análise Fiscal nº 1111.1P.0/2023, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.

Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, da famosa marca Guimarães (Foto: Reprodução / Google Shopping)
Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, da famosa marca Guimarães (Foto: Reprodução / Google Shopping)

A exposição crônica ao cádmio causa toxicidade nos rins enos ossos de acordo com informações do portal ASAE. A exposição crônica também pode estar associada ao câncer de pulmão e ao enfisema.

Manifestações precoces incluem aumento da excreção de proteínas de baixo peso molecular, como beta2-microglobulina. A situação e enquadrou como um caso isolado, onde a marca de chocolate bastante querida pelos brasileiros voltou a ser comercializada normalmente, pois seguiu as recomendações impostas pela Anvisa dos demais produtos.

Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

QUAL O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.

Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.

Anvisa decreta retirada enorme marca de chocolates do Brasil!
Fachada da Anvisa (Foto: Reprodução / Gov)

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.