Choque! Morte de protagonista antes do fim de novela deixou a Globo sem saber o que fazer

21/03/2024 às 16h00

Por: Renan Santos
Imagem PreCarregada
Jardel Filho morreu antes do fim de novela da Globo. (Foto: reprodução/Montagem)

Ator Jardel Filho morreu antes do fim da novela Sol de Verão e deixou a Globo abalada

A produção de novelas da Globo geralmente enfrenta obstáculos inesperados, como a trágica morte de um dos atores durante a gravação de uma história. Esse foi o caso de Jardel Filho, um ator renomado com mais de três décadas de carreira na televisão e no cinema, cuja partida abrupta causou um choque para o elenco e a equipe de “Sol de Verão” (1982), escrita por Manoel Carlos e estrelada por Irene Ravache.

Jardel Filho, famoso por suas atuações notáveis em filmes como “Terra em Transe” e “Pixote”, bem como por sua participação em séries pioneiras da televisão brasileira, como “22-200 Cidade Aberta” (1965), morreu em 19 de fevereiro de 1983, aos 55 anos, devido a um ataque cardíaco em sua casa. Sua morte ocorreu enquanto a novela ainda tinha cerca de 20 capítulos a serem exibidos, deixando a produção triste e incerto.

Após a tragédia, houve uma discussão sobre se a narrativa deveria continuar, com o próximo amigo de Jardel, Manoel Carlos, admitindo que ele não poderia escrever os últimos capítulos da história por motivos emocionais.

Jardel Filho foi protagonista de Sol de Verão. (Foto: Reprodução/Globo)

Jardel Filho foi protagonista de Sol de Verão. (Foto: Reprodução/Globo)

Emissora fez pesquisa para decidir o que fazer

Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri então assumiram a responsabilidade. A Globo pediu opinião do público para tomar uma decisão; 55% dos entrevistados disseram que queriam que a novela continuasse.

Protagonista de "Sol de Verão" sofreu um ataque cardíaco (Foto: Reprodução/ Globo)

Protagonista de “Sol de Verão” sofreu um ataque cardíaco (Foto: Reprodução/ Globo)

Como resultado, a produção decidiu prolongar a história adicionando novos capítulos para dar-lhe um final adequado. No entanto, a trama ficou sem Jardel, e a emissora homenageou o ator nos capítulos subsequentes após sua partida.

LEIA TAMBÉM:

Além de um texto emocionante escrito por Manoel Carlos, que enfatiza a importância e o legado deixado pelo talentoso ator, depoimentos emocionados de seus colegas de profissão foram apresentados.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.