Com trama confusa, Record apostou alto em Metamorphoses, mas foi um tremendo fiasco


Metamorphoses foi um grande fracasso na Record (Foto: Reprodução)
Metamorphoses foi um grande fracasso na Record (Foto: Reprodução)

A novela Metamorphoses não conseguiu competir na audiência com a emissora de Sílvio Santos

A novela Metamorphoses foi o retorno da Record à área da teledramaturgia que, à época, a emissora tinha deixado de lado e isto ocorreu com o intuito de tirar a vice-liderança do SBT que estava imbatível na segunda colocação.

+ Globo precisou exibir ‘mininovela’ para tapar buraco na grade do horário nobre

O canal de Edir Macedo investiu pesado no plano de assumir o lugar da emissora de Sílvio Santos no Ibope, visto que a novela Metamorphoses foi gravada em alta definição, cada capítulo teve custo mínimo de 40 mil dólares e se gastou mais de 1 milhão de reais em divulgação – até outdoors da novela foram feitos. As chamadas ainda diziam que o produto faria “uma plástica” na forma em que se fazia novelas no país.

Enredo

A novela, a princípio, contava a história de Circe (Lígia Cortez) que era cirurgiã plástica. A protagonista foi seduzida pelo japonês Takashi Mifume (Kissei Kumamoto) e casou-se com ele. O que ela não sabia é que Takashi fazia parte da Yakuza e, após a mudança de ambos para
o Japão, ele a obriga a operar o rosto de um dos membros da máfia japonesa. Algo curioso sobre a trama é que sua estreia ocorreu no domingo.

A personagem principal tenta a todo custo fugir para o Brasil e, quando consegue, ela não sabe que trouxe junto consigo joia extremamente cobiçada. Ao chegar ao país, Circe encontra Lia (Vanessa Lóes), sua meia-irmã, no aeroporto e ambas são perseguidas por quem deseja a joia.

+ Jornalista bufou ao vivo em transmissão do Jornal Nacional e repercutiu na internet

Ao longo da perseguição, elas sofrem grave acidente e o também cirurgião plástico Lucas (Luciano Szafir) surge para ajudá-las. Lia não resiste e falece, mas Circe sobrevive. Lucas sempre foi apaixonado pela médica e, com o intuito de protegê-la da Yakuza, transplanta o rosto da meia-irmã falecida para a amada- que acorda com quadro de amnésia agudo. Lucas diz à Circe que seu ela é Lia e inicia-se a farsa.

Metamorphoses foi um grande fiasco na tela da Record (Foto: Divulgação)
Metamorphoses foi um grande fiasco na tela da Record (Foto: Divulgação)

O detetive Marcos Ventura (Paulo Betti) é encarregado de encontrar a tão desejada joia- que foi roubada na época da Revolução Russa – e, por vezes, quase descobre a mentira que Lucas promoveu.

A Record, além de trazer à trama tema inusitado para novelas, colocou cenas de cirurgias plásticas reais feitas pelos atores. A atriz Tallyta Cardoso, que interpretava Tallyta, fez tanto cirurgia para correção nasal, quanto de aumento de seios e estas foram gravadas e inseridas no produto como parte da história de sua personagem.

A estreia da novela foi muito bem-sucedida, atingindo 17 pontos. O problema é que, rapidamente, a trama ruiu, passou a bater 2 pontos de audiência e a Record tentava urgentemente descobrir o que deveria fazer para atrair público.

Mudanças na trama

Edir Macedo jogou fora a sinopse da novela e Letícia Dornelles foi contratada para tentar reviver a trama. A autora pegou a novela em torno do capítulo 90 e extinguiu a maior parte dos personagens- isto inclui todo o núcleo da Yakuza e a própria protagonista.

Com a saída de Circe, Jackeline Petkovic foi colocada na trama para fazer par romântico com Lucas. A novela ganhou novos vilões, dentre eles, Paolla Oliveira que fez sua estreia na TV, além de investimento em mais comédia e romance.

Mesmo com toda a imensa alteração feita, a novela não subiu no Ibope e a Record optou por finalizar Metamorphoses. A equipe de produção da novela se mostrou bastante chateada com a notícia.

O último capítulo da novela contou com o retorno de Circe (Vanessa Lóes). Ela e Lucas terminaram juntos e o final dos personagens que não apareceram no último capítulo, tendo a maioria foi contado por narrador em off. Somente Zezé Motta, Tallyta Cardoso, Luciene Adami e Domingos Meirelles marcaram presença no episódio de encerramento.

Novela Metamorphoses (Foto: Divulgação)
Novela Metamorphoses (Foto: Divulgação)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.