No desespero, Record estreou uma versão de Ratinho, mas não obteve sucesso com a copia

14/12/2022 às 14h44

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
No desespero, Record estreitou uma versão de Ratinho, mas não obteve sucesso com a copia (Foto: Reprodução, Record, SBT)

Saiu um rato, entrou um leão! Para tentar manter a alta audiência da Record após saída de Ratinho, emissora tentou criar cópia do apresentador

No dia 28 de agosto de 1998, o SBT contratou Ratinho, com isso a Record perdeu seu apresentador de sucesso e o seu programa. Ele estava no comando do Ratinho Livre, programa de grande sucesso da emissora. Por esse motivo, a emissora teve que usar seu Leão.

Ratinho trocava Record TV por SBT (Foto: Reprodução)

Ratinho trocava Record TV por SBT (Foto: Reprodução)

Após pagar uma multa de R$ 43 milhões, Ratinho se mudou para o SBT. A Record então bolou um programa as pressas para poder substitui-lo. Foi criado o Leão Livre, apresentado por Gilberto barros.

Seu substituto, no segundo semestre de 98 foi Gilberto Barros, o Leão. A Record optou por manter o mesmo formato, trocando apenas os animais no título da atração.

A princípio, o Leão Livre foi considerado um sucesso pela emissora.

A cópia não teve sucesso

Com um estilo parecido com o de Ratinho, o próprio Gilberto Barros se considerava sucessor dele, como numa entrevista concedida ao jornal O Globo de setembro de 1998: “No começo, as pessoas vão achar até que estou imitando o Ratinho, mas a verdade é que temos estilos muito parecidos e eu já fazia isso em rádio há um bom tempo. Sou o sucessor natural do Ratinho. Somos amigos e foi ele quem me trouxe para a televisão aqui na capital paulista, quando indicou meu nome ao Eduardo Lafon (diretor de operações e programação da Record) para fazer o Disque-Record. E foi ele também quem sugeriu que eu o substituísse agora”. Disse por fim.

LEIA TAMBÉM:

 Leão Livre deixava, programa da Record com Leão Lobo (Foto: Reprodução)

Leão Livre deixava, programa da Record com Leão Lobo (Foto: Reprodução)

O sucesso do programa Leão Livre foi meteórico e durou pouco mais de um ano. A concorrência com Ratinho e toda essa divisão de público ajudaram a enfraquecer sua audiência.

Contudo, no segundo semestre de 1999, a fuga de anunciantes tornou o programa inviável, aliado a falta de uma boa audiência, culminando na sua extinção em 26 de novembro daquele ano.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.