Record usou a baixa audiência de Faustão na Band para atacar o apresentador: “Está chorando”


Record usou a baixa audiência de Faustão na Band para atacar o apresentador (Foto: Reprodução)
Record usou a baixa audiência de Faustão na Band para atacar o apresentador (Foto: Reprodução)

Depois de uma audiência explosiva na estreia, Faustão até tem conseguido boas médias para o padrão da emissora, mas passa longe da vice-líder

Há quase um ano no ar na Band, Faustão não tem correspondido até aqui. Depois de uma audiência explosiva na estreia, em 17 de janeiro, ele até tem conseguido boas médias para o padrão da emissora, mas passa longe da vice-líder almejada. Com isso, é possível afirmar que uma profecia feita pela área comercial da Record se cumpriu: o ex-apresentador da Globo teve um início “de fogo de palha”. O momento difícil fica ainda pior após algumas demissões ocorrerem nos bastidores da atração.

Faustão na Band (Foto: Reprodução, Band)
Faustão na Band (Foto: Reprodução, Band)

Segundo dados de audiência da Grande São Paulo, Faustão tem média de 4,1 pontos. Mas sua tendência é de queda. Se em janeiro marcou 4,8 pontos, em abril soma 3,4 até o momento. Na estreia, Faustão marcou 8,3 pontos, com picos de 9,9, e empolgou a Band inteira.

Entre janeiro e abril, os concorrentes ficaram bem longe do radar da Band. A Globo obteve 22,6 pontos no horário. A Record tem 9,4, e o SBT fechou o período com 7,2. Faustão triunfou contra a Record ou o SBT na média apenas na primeira semana. Desde então, não houve mais nenhuma vitória no embate direto.

Motivos e ataque da Record

Mas por que o apresentador está em queda? Alguns fatores ajudam a explicar o desempenho. O principal deles é a pouca rotatividade dos quadros e a falta de verdadeiras novidades. Faustão apresenta a mesma programação de segunda a sexta, sem alterações. Todos os quadros são adaptações do que ele já havia feito no Domingão do Faustão (1989-2021), ainda na Globo.

Faustão na Band (Foto: Reprodução, Band)
Faustão na Band (Foto: Reprodução, Band)

No dia da estreia, profissionais da Band se empolgaram com o segundo lugar. Nos bastidores, eles decidiram provocar a Record. “A Barra Funda está chorando neste momento”, disse uma funcionária, em referência ao bairro que sedia a emissora de Edir Macedo em São Paulo.

Contudo, Após isso, executivos da área publicitária da Record entraram em contato com profissionais de mídia do mercado publicitário e mostraram que os números do apresentador estavam em queda. O termo usado foi que Faustão era “fogo de palha”.