ATENÇÃO

Dataprev 2024: Mesmo após o fim do Auxílio Emergencial, saiba se você tem direito a receber valores retroativos

22/06/2024 às 14h00

Por: Diego José Laureano
Imagem PreCarregada
Dataprev e Auxílio Emergencial (Foto: Reprodução / EBC)

Mesmo após o fim do programa, saiba se você tem direito a receber valores retroativos

O Auxílio Emergencial foi um programa criado pelo Governo Federal em um momento crucial durante a pandemia da Covid-19. Desde então, muitas dúvidas surgiram sobre quem tem direito ao benefício e como consultar o saldo e até quem sabe possíveis valores retroativos.

Antes de mais nada, é importante pontuar que a Dataprev é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, responsável por processar os dados e informações associadas aos benefícios sociais no Brasil.

SAIBA MAIS! Fim da linha para beneficiários do Bolsa Família: Saiba como agir para não ter pagamento bloqueado em junho

A Dataprev desempenha um papel essencial na disponibilização da consulta do Auxílio Emergencial, possibilitando que os beneficiários tenham acesso às informações sobre o programa de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios.

Ocorre que mesmo após o encerramento do programa, a Dataprev segue disponibilizando em seu site a consulta do extinto Auxílio Emergencial. Sendo assim, é possível consultar se você tem direito a receber valores retroativos do benefício.

Veja também

Para realizar a consulta, basta acessar o site da Dataprev:

  • Preencha o número do seu CPF;
  • Insira seu nome completo;
  • Informe sua data de nascimento;

Caso tenha algum valor retroativo aparecerá para você como resgatá-lo. Vale destacar que o pagamento desse benefício foi feito através das contas poupanças sociais, que devem ser acessadas através do aplicativo Caixa Tem.

AINDA É POSSÍVEL USAR O APLICATIVO CAIXA TEM, MESMO APÓS O FIM DO AUXÍLIO EMERGENCIAL?

O aplicativo da Caixa Econômica Federal, Caixa Tem, foi feito para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviços e transações bancárias.

Criado ainda no ano de 2020, para viabilizar o pagamento do Auxílio Emergencial, na época mais crítica da pandemia da Covid-19, o mesmo continua oferecendo um serviço de conta digital totalmente gratuita aonde dá para movimentar a conta com:

  • Envio e recebimento de Pix;
  • Poupança;
  • Pagar contas e boletos;
  • Fazer recarga de celular;
  • Contratar seguro;
  • Pagar na maquininha;
  • Fazer empréstimos e saque sem cartão;
Notificação do Caixa Tem para beneficiários com NIS final 0-9
Aplicativo Caixa Tem (Foto: Reprodução / Gov)

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.