SBT anunciou grandes mudanças para vencer a Record, mas foi um fiasco: “Arrancada da vitória”


Silvio Santos, apresentador e dono do SBT (Foto: Divulgação)
Silvio Santos, apresentador e dono do SBT (Foto: Divulgação)

Em 2007, o SBT anunciou a chamada “arrancada da vitória”

Em certa época dos anos 2000, a emissora de Edir Macedo fazia investimentos pesados e o SBT estava com dificuldade de se manter na vice-liderança. A emissora então, em março de 2007, decidiu lançar o que ficou chamado de “arrancada da vitória”. 

+ Autor de novelas da Globo criticou ator e levou invertida ao ter trama detonada: “Bost*”

A tal “arrancada” era uma mudança na programação com o intuito de aumentar a audiência do canal. As chamadas divulgadas na emissora tinham os seguintes dizeres: “novos programas, novas novelas e novas contratações; em março, a arrancada da vitória do SBT”. No final do anúncio, era exibida a frase “a concorrência vai tremer de medo”. 

Nova programação

O início das mudanças foi no dia 1° de março com o retorno de Silvio Santos aos domingos. O pacote também incluía a volta do Tentação, a segunda temporada de Rei Majestade, o game Topa ou Não Topa e o 1° Campeonato Brasileiro de Dança – nova versão do Bailando por um Sonho, porém apenas com desconhecidos. 

Outra grande mudança foi que o programa Bom Dia & Cia, que era exibido a partir das das 9h, passou não só a ter início a partir as 7h ao vivo, como também começou a contar com dinâmicas que possibilitavam o espectador de ganhar prêmios. A atração, à época, era apresentada por Priscila Alcântara e Yudi Tamashiro e teve vida até o dia 1 de abril de 2022. 

Yudi Tamashiro e Priscila Alcântara no Bom dia & Cia (Foto: Reprodução)
Yudi Tamashiro e Priscila Alcântara no Bom dia & Cia (Foto: Reprodução)

A “arrancada da vitória” contou também com as estreias das novelas mexicanas Mundo de Feras, às 17h, e Destilando Amor, às 18h. A novela Maria Esperança tratava-se da adaptação nacional de Maria Mercedes e ocupava a faixa das 19h. O SBT, inclusive, tinha projeto que fazer, também, as versões brasileiras de Marimar e Maria do Bairro. 

Além da teledramaturgia, o jornalismo da emissora também passou por modificações. O jornal SBT Brasil sofreu grandes alterações como, por exemplo, a volta de Cynthia Benini e as adições de Joseval Peixoto, José Neumanne Pinto e Denise Campos de Toledo como comentaristas. 

Para combater as novelas da Record, Silvio Santos apelou para os programas de auditório e reality shows da casa. Segunda-Feira, às 20h, começou a nova temporada de Supernanny, às terças, passou a ser exibido o programa Você é o Jurado, às quartas e quintas, deu-se início à segunda temporada de Ídolos, às sextas, teve início a exibição do programa Curtindo com Reais e, aos sábados, o Jornal da Massa. 

O pacote de mudanças contou com a estreia do SBT Realidade, forte alteração no programa Charme, que foi transformado em talk show noturno, a estreia do programa de humor Sem Controle, Celso Portiolli no comando dos programas de Namoro na TV e outros, nas tardes de sábado, e, além disto, teve início também a nova versão do Viva a Noite. 

Adriane Galisteu no comando do extinto Charme (Foto: Divulgação)
Adriane Galisteu no comando do extinto Charme (Foto: Divulgação)

Resultados 

A arrancada da vitória foi um fiasco. O único programa que ainda obteve certo sucesso foi o Charme, mas Silvio Santos não gostou do novo formato e logo o trouxe de volta às tardes. O fracasso de Maria Esperança fez com que a citada ideia de realizar versões brasileiras de novelas mexicanas fosse deixada de lado. O curioso é que, nas reprises, a novela foi bem-sucedida. 

Das ideias de transformações, permaneceram somente o SBT Realidade, que durou até 2009, e o novo Bom Dia & Cia – que retornou à faixa anterior. O horário das 7h às 9h foi ocupado pelo Carrossel Animado, Silvio Santos permaneceu na faixa anterior à do Domingo Legal e, no ano seguinte, migrou para as noites de domingo com o seu Programa Silvio Santos 

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.