SBT foi condenado a pagar indenização com valor astronômico após acusação de plágio na Casa dos Artistas


Bárbara Paz venceu a primeira Casa dos Artistas
Bárbara Paz venceu a primeira Casa dos Artistas (Foto: Reprodução)

O SBT foi condenado a pagar alto valor por produzir o reality

O SBT, em 2001, produziu a Casa dos Artistas que foi um memorável reality, cujo formato era muito semelhante ao do BBB. Silvio Santos iria comprar os direitos do programa da Endemol, porém, ao invés disto, preferiu fazer a sua versão do mesmo.

+ Após enfrentar grave crise, diretor de Faustão foi demitido da Globo por telefone

O problema é que, justamente por não possuir os direitos do programa e fazer sua versão, é que o SBT teve que pagar indenização milionária em 2015. De acordo com o colunista Flávio Ricco, do UOL, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não permitiu que o SBT recorresse contra a ação que a TV Globo e a Endemol moveram contra o canal de Silvio Santos.

Como já dito, o SBT já havia tido contato com o regulamento do Big Brother, porém não o comprou e decidiu produzir a sua versão do mesmo. O problema é que a Globo já havia feito a compra dos direitos e, mesmo assim, a emissora de Silvio Santos produziu o marcante programa.

+ Após prejuízo milionário e demitir ex-globais, CNN Brasil se viu obrigada a cobrir polícia e até BBB

Estreia inesperada no SBT

Na época, a Casa dos Artistas foi produzida de forma sigilosa e os participantes foram confinados numa mansão que ficava ao lado da casa de Silvio Santos. O BBB teve sua estreia realizada em 2002 e a Casa dos Artistas saiu na frente, pois estreou em 28 de outubro de 2001.

Foi na data de estreia, inclusive, que foram realizadas as chamadas do programa. Até então, a audiência não sabia que o SBT produziria um reality. Na época, o SBT foi processado por plágio, porém a sentença só saiu em 2015. Nela, o valor era da indenização seria de aproximadamente R$ 18 milhões.

Casa dos Artista foi sucesso no SBT (Foto: Divulgação)
Casa dos Artista foi sucesso no SBT (Foto: Divulgação)

Audiência da primeira edição e fim do reality

A primeira edição da Casa dos Artistas conquistou muito o público e o SBT, aos domingos, passou a derrotar a Globo constantemente no Ibope. A maior audiência da história da emissora de Silvio Santos, inclusive, é a do episódio final da Casa dos Artistas que registrou média de 47 pontos com picos de 55.

+ A atitude corajosa de Edu Guedes ao deixar emissora após anos e assinar com concorrente na sequência

O SBT chegou a lançar mais três edições, porém estas não tiveram o mesmo sucesso da primeira. Um dos motivos certamente foi que o BBB se tornou concorrente do reality. O formato foi aposentado por Silvio Santos em 2004.

Elenco da Casa dos Artistas. (Foto: reprodução)
Elenco da Casa dos Artistas (Foto: SBT)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.