SBT escandalizou ao noticiar um suicídio, ao vivo, e imagem de mulher caindo aterrorizou o país
28/12/2022 às 10h11
Atração do SBT mostrou suicídio de adolescente, ao vivo, e polêmica escandalizou o público
*Atenção, alerta de gatilho*
No dia 5 de julho de 1993, o findado programa “Aqui Agora”, que era um jornalístico do SBT, exibiu o suicídio de uma jovem em rede nacional. Trata-se de Daniele Alves Lopes, que tinha apenas 16 anos.
Daniele, que era recepcionista, pulou do sétimo andar de um prédio no centro de São Paulo, o que dá uma queda livre de 25m. Ela ficou durante 15 minutos sentada no beiral do edifício antes de se atirar e chegou a ser socorrida por policiais, mas não resistiu e acabou morrendo no caminho do hospital.
Quando o porteiro do local viu a atitude de Daniele, ele chamou de imediato o Corpo de Bombeiros. A equipe do SBT, liderada pelo jornalista Sérgio Frias, chegou junto dos socorristas, já que já se encontrava na região ao receber o chamado urgente da emissora.
Na época, os jornalistas do SBT tinham acesso as informações das rádios policiais, o que facilitava os “furos” de reportagem. A equipe de chegou ao prédio antes mesmo da garota pular:
“Ela pulou, ai meu Deus” -Disse o repórter no momento que a menina se jogou, o que foi seguido por um forte barulho do impacto. As imagens foram do cinegrafista José Meraio.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
Em entrevista à Folha de São Paulo, na época, uma amiga de Daniele explicou que o motivo do suicídio foi um amor frustrado. Há 3 anos, a menina vivia um amor não correspondido por um rapaz de 19 anos. Não houve nem ao menos um bilhete um bilhete de despedida.
A exibição ao vivo do suicídio aumentou a audiência da atração do SBT em 33,5%, segundo o Ibope. Os 10 minutos que duraram a reportagem tiveram uma audiência média de 20 pontos na Grande São Paulo, o que correspondia, na ocasião, a 800 mil televisões ligadas.
Claro que o caso repercutiu negativamente para o SBT, afinal as pessoas ficaram muito impressionadas e até mesmo perturbadas com as cenas da menina se jogando do prédio, mas o chefe de jornalismo na época se pronunciou:
“Nós tivemos a preocupação de avisar o telespectador que as imagens eram fortes, pedimos para as crianças não assistirem e mostramos que o suicídio nunca é a saída. A saída é a vida”.
Vale mencionar que os pais de Daniele Alves Lopes acabaram processando o SBT e receberam uma indenização milionária por danos morais da emissora.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgiaTambém sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ....