SBT exibiu reprise de Pantanal e pegou a Globo de surpresa após menosprezar a novela: “Arma secreta”


SBT reprisou Pantanal, da extinta TV Manchete, e incomodou a Globo (Foto: Divulgação)
SBT reprisou Pantanal, da extinta TV Manchete, e incomodou a Globo (Foto: Divulgação)

A obra de Benedito Ruy Barbosa voltou a incomodar a emissora carioca, como ocorria na década de 90 

O SBT surpreendeu a muitos ao lançar, em 2008, a reprise de uma das mais famosas novelas de Benedito Ruy Barbosa: Pantanal. A trama, exibida pela Manchete foi reapresentada no horário nobre da rede de Silvio Santos.  

O SBT e a Record viviam em forte batalha pela vice-liderança no Ibope e a emissora da Anhanguera optou por colocar Pantanal na faixa das 22h, logo após a novela A Favorita, um dos grandes sucessos da Globo. 

+ Autor de novelas foi barrado na Globo após fazer sucessos na concorrência: “Não deixou”

Pouco antes da estreia da obra, o SBT colocou chamadas que eram compostas por pessoas que respondiam qual havia sido a novela mais marcante de suas vidas e várias da Globo foram citadas. Além disso, as publicidades feitas pelo canal diziam que uma “arma secreta” da emissora estava por vir. Revelação, de Iris Abravanel, esposa de Silvio Santos, estava em fase de produção e também era citada nas chamadas, com o intuito de enganar o telespectador. 

No dia 9 de junho de 2008, o SBT anunciou que iria exibir Pantanal. A trama foi adquirida em leilão da massa falida da extinta Manchete. Benedito Ruy Barbosa e a Globo não gostaram da situação. O autor da obra moveu processo contra Silvio Santos e, a emissora carioca, já tinha os direitos da trama e queria fazer remake na época. 

Novela Pantanal (Foto: Reprodução)

Chamada inusitada

No começo da exibição, era dito que a novela começaria as 22h, porém, como o SBT não queria bater de frente com a Globo, o canal colocou em chamadas diárias da obra a frase “Quando terminar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal.” 

Autor de novelas da Globo criticou ator e levou invertida ao ter trama detonada: “Bost*”

Principalmente em seu começo, os capítulos de Pantanal duravam em torno de duas horas e não tinham intervalos comerciais. Os motivos disto eram o risco de ter que tirar a novela do ar, promover a fidelidade do espectador e averiguar se, de fato, exibir a reprise se tratava de boa ideia. 

Sucesso na audiência

A novela foi sucesso de audiência e, em certos dias, chegou a marcar 20 pontos no Ibope com média de 15 pontos. A Globo chegou a ter a oportunidade de produzir a trama em 1984, às 18h, mas o tempo ruim na época em que a região foi visitada para reconhecimento fez com que a emissora não produzisse a novela de Benedito Ruy Barbosa. 

O autor conseguiu, porém, tirar sua história do papel na Manchete, a obra fez grande sucesso e, a partir dela, Benedito despontou como um dos grandes autores de novela da TV Brasileira. Em 2022, a Globo finalmente produziu o remake da obra e obteve grande sucesso após ter recusado produzir a trama no passado. 

A novela Pantanal ganhou nova versão na Globo (Foto: Reprodução)
A novela Pantanal ganhou nova versão na Globo (Foto: Reprodução)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.