SBT quase afundou após estrear novela que foi um verdadeiro fracasso


SBT quase afundou após estrear novela que foi um verdadeiro fracasso (Foto: Reprodução)
SBT quase afundou após estrear novela que foi um verdadeiro fracasso (Foto: Reprodução)

O SBT passou por um momento bastante difícil quando tentou usar uma nova estratégia, que quase levou a emissora ao fundo do poço

Todos sabem que o SBT é uma das maiores emissoras brasileiras, contudo, ela passou por um momento difícil no ano de 1996. Para bater de frente com a Globo, foi decidido que o SBT passaria não uma, mas três novelas no mesmo período.

As novelas foram Colégio Brasil (18h), Antônio Alves, Taxista (20h) e Razão de Viver (21h).  O intuito era bater de frente com a novela Xica da Silva. As duas primeiras, realizadas com parceiros independentes; a terceira, proveniente dos estúdios Anhanguera.

No fim, o SBT gastou muta grana sem conseguir passar o sucesso que foi a novela da concorrência.

No dia 16 de setembro de 1996 entrou no ar Xica da Silva, a novela que levaria a dramaturgia da Manchete de volta ao segundo lugar de audiência, e à disputa pela terceira posição no ranking geral contra o SBT. Com uma programação mais popular, mas mantendo por base programas jornalísticos, a emissora parecia estar se recuperando de suas crises e encontrando um posicionamento sustentável.

Novela Xica da Silva Foto Reprodução/Globo)

A direção da Manchete estava decidida a investir em tramas adaptadas de obras literárias de grande sucesso, unindo o discurso de “conteúdo qualificado” com atratividade para o grande público, e ao mesmo tempo, fugindo do padrão da líder no segmento, a TV Globo.

Sobre as novelas da emissora de Silvio Santos

Colégio Brasil

Na produção do SBT: Um colégio de disciplina rígida onde os alunos devem ser educados, aplicados em seus estudos e esportes. O Colégio Brasil é o cenário que retrata assuntos do cotidiano do adolescente brasileiro, como sexo, gravidez, problemas com os pais, romances complicados e relacionamentos com pessoas mais velhas.

Antônio Alves, Taxista

O aspirante a cantor Antônio Alves sai de Florianópolis rumo a São Paulo para tentar a vida. Porém, antes de estruturar-se financeiramente, se vê obrigado a sustentar a família, que vem ao seu encontro. Assim, arranja um emprego como taxista.

Razão de Viver

Novela do SBT Razão de Viver (Foto Reprodução/SBT)

Confira o enredo dessa novela do SBT: Tendo como pano de fundo o glamuroso mundo da moda, com modelos exuberantes e grandes empresários, está o drama da batalhadora Luzia, que sustentou seus filhos e sofre ao vê-los seguir caminhos tortuosos. Luzia tenta ajudar os três, André, Pedro e Mário, apesar das provações pelas quais passam.