Programa que explodiu na Globo foi rejeitado de forma humilhante pelo SBT: “Um lixo”


Sucesso na Globo, Sai de Baixo foi rejeitado pelo SBT. (Foto: reprodução)
Sucesso na Globo, Sai de Baixo foi rejeitado pelo SBT. (Foto: reprodução)

Sai de Baixo foi rejeitado pelo SBT antes de estourar na Globo

Silvio Santos sempre foi conhecido por ser um empresário esperto e bastante visionário, mas também comete sua falhas ao ter de fazer escolhas que muitas vezes se mostram erradas, e acaba deixando escapar projetos que depois se tornaram grandes sucessos em outro canal. Foi o caso de Sai de Baixo.

Muita gente não sabe, mas antes de se tornar um fenômeno de audiência na Globo, a atração foi oferecida antes para o SBT, mas Silvio Santos não gostou nenhum pouco da proposta e a recusou. Essa história de bastidores foi confirmada por uma das próprias estrelas da série, Marisa Orth, em entrevista à série documental Viver do Riso, exibida pelo Canal Viva.

“Na primeira vez, eles [o ator Luis Gustavo e Daniel Filho, criadores do projeto] tentaram vender para o SBT, e o Silvio achou um lixo, achou uma merda. Nesse ínterim, Daniel Filho foi readmitido pela Globo, e eles levaram o projeto pra fazer um piloto”, revelou a atriz, que deu vida à personagem Magda na sitcom.

Elenco do Sai de Baixo. (Foto: reprodução)
Elenco do Sai de Baixo. (Foto: reprodução)

Globo também desconfiava do projeto

Porém, se engana quem pensa que Silvio Santos era o único que desconfiava do potencial do projeto. A Globo aceitou tirar a história do papel, mas também tinha um pé atrás em relação ao seu êxito. Em entrevista ao mesmo documentário, Miguel Falabella, que interpretou Caco Antibes, falou que, até os primeiros episódios começarem a fazer sucesso, o Sai de Baixo era um programa desacreditado.

“Daniel chamou eu e Maria Carmen Barbosa para criarmos o primeiro programa. Havia uma ideia, uma sinopse de personagens. Mas a gente não sabia que seria um clássico. Daniel foi até alertado para que não botasse aquilo no ar, que aquilo não ia funcionar. A gente estreou sem saber para onde aquilo ia. Foi um susto”, confessou o ator.

No fim, o Sai Baixo ficou no ar por seis anos na Globo, entre 1996 e 2002, tendo 241 episódios distribuídos em oito temporadas.