Silvio Santos foi acusado de copiar o Big Brother e teve de desembolsar fortuna para pagar a Globo


Silvio Santos enfrentou processo da Globo. (Foto: reprodução/Montagem)
Silvio Santos enfrentou processo da Globo. (Foto: reprodução/Montagem)

Globo processou Silvio Santos e o SBT por causa da Casa dos Artistas

O reality show “Big Brother Brasil” é, indiscutivelmente, o mais assistido no país devido à sua origem na empresa holandesa Endemol, que se especializa em produzir atrações desse tipo e foi comprada pela Globo. A primeira temporada do programa foi ao ar em 2002.

Muitos desconhecem que a Endemol originalmente ofereceu o formato a Silvio Santos, proprietário do SBT. No entanto, o apresentador se mostrou esperto e lançou a “Casa dos Artistas” antes da Globo. Ele leu o projeto e, em vez de comprá-lo, criou seu próprio reality show – o primeiro de confinamento do Brasil. A “Casa dos Artistas” consistia em um grupo de celebridades confinadas por alguns meses em busca de um prêmio em dinheiro e teve quatro temporadas.

No entanto, a semelhança do formato incomodou a Globo e a Endemol, que entraram com um processo judicial contra Silvio Santos e o SBT. Eles foram condenados a pagar uma indenização de R$18 milhões por plágio. Como resultado, o programa nunca mais pôde ser exibido pelo SBT, apesar de ter sido um grande sucesso em todo o país.

Apresentador com o elenco da primeira temporada da Casa dos Artistas no SBT. (Foto: reprodução/SBT)
Apresentador com o elenco da primeira temporada da Casa dos Artistas no SBT. (Foto: reprodução/SBT)

Mudanças em relação ao BBB

O ator e político Alexandre Frota, que participou da primeira edição do reality show do SBT, compartilhou em um podcast no YouTube uma curiosidade sobre o programa: “O Silvio teve que entrar na casa uma vez para mudar o sistema de votação, que era igual ao do Big Brother, né? A gente ia até um espelho e falava. Aí teve que votar na urna. Teve que mudar isso”, disse ele.

Essa não foi a única vez que Silvio Santos interferiu na primeira temporada do reality. O próprio Frota, revoltado com uma atitude do apresentador que expôs uma de suas estratégias para os outros participantes, decidiu deixar a casa. No entanto, ele foi convencido pelo dono do SBT a retornar, mesmo contra a vontade dos diretores do programa.