Silvio Santos manipulou votação de reality para evitar eliminação de participante: “Não pode sair de jeito nenhum”


Silvio Santos apresentou a Casa dos Artistas no SBT. (Foto: reprodução/SBT)
Silvio Santos apresentou a Casa dos Artistas no SBT. (Foto: reprodução/SBT)

Silvio Santos teria ordenado manipulação em votação para manter Alexandre Frota na Casa dos Artistas

Ora outra surge na internet internautas que acusam algum reality de manipular resultados para favorecer determinado participante do programa. Porém, raramente aparecem informações ou evidências concretas que possam comprovar essas acusações. Em 2001, no entanto, a Casa dos Artistas teria feito algo semelhante a mando de Silvio Santos.

Na ocasião, o programa era um fenômeno de audiência no SBT e tinha Alexandre Frota como um dos grandes protagonistas da primeira temporada. O estilo bad boy do ator, no entanto, fazia com que ele ganhasse o rótulo de vilão do reality, e assim, não tivesse tanta preferência do público, que poderia eliminá-lo na primeira votação.

Frota chegou a ficar na berlinda junto com a atriz Nana Gouveia, mas de forma surpreendente, foi ela quem acabou deixando o programa. Porém, segundo informações da coluna Ooops!, do jornal Folha de S. Paulo na época, o ator só permaneceu no programa graças a uma “manobra” da produção a pedido do apresentador.

Alexandre Forta na Casa dos Artistas. (Foto: reprodução/Montagem)
Alexandre Frota na Casa dos Artistas. (Foto: reprodução/Montagem)

Alexandre Frota permaneceu na Casa dos Artistas

Silvio Santos sabia do impacto que Alexandre Frota causava na dinâmica do programa, e assim, teria exigido que a produção do reality fizesse algo para mantê-lo a qualquer custo. “O Frota não pode sair de jeito nenhum”, teria ordenado o dono do Baú.

Na época, os telespectadores votavam para eliminar um participante através de ligações telefônicas. De acordo com a publicação, seguindo a ordem de Silvio, a produção acabou fazendo uma espécie de “triagem” para saber com antecedência em quem o espectador iria votar e controlar a votação para eliminar Nana ao invés de Frota.

Elenco da primeira Casa dos Artistas. (Foto: reprodução/SBT)
Elenco da primeira Casa dos Artistas. (Foto: reprodução/SBT)

Os telespectadores de São Paulo estavam votando em peso para que o ator fosse eliminado, enquanto as primeiras ligações do público do Rio de Janeiro votavam pela saída da modelo. A produção, então, passou a priorizar ligações do público carioca, mas logo perceberam que a maioria também seguia a tendência para eliminar Frota. Dessa forma, foi necessária uma manobra ainda maior para que a maioria dos votos fosse para eliminar Nana, o que realmente aconteceu.

Vale lembrar que Frota tinha o maior cachê entre os participantes da Casa dos Artistas (cerca de R$ 100 mil, contra R$ 40 a 60 mil dos demais). Silvio Santos já havia quebrado uma regra do programa para manter o ator no reality, uma vez que ele acabou desistindo do jogo, mas retornou ao confinamento a pedido do próprio apresentador.