Símbolo de Renascer morre após ser atingida por raio e Globo corre para gravar cena clássica no remake da novela


Marcos Palmeira e Antônio Fagundes em Renascer. (Foto: reprodução, Globo)
Marcos Palmeira e Antônio Fagundes em Renascer. (Foto: reprodução, Globo)

Globo precisa encontrar nova árvore para gravar cena clássica no remake de Renascer

A nova versão de Renascer na Globo enfrentou um desafio inesperado devido ao estado prejudicado da árvore que foi palco de uma cena icônica na versão original de 1993. Na trama, José Inocêncio, interpretado por Humberto Carrão, faz uma promessa ao cramulhão ao fincar seu facão em uma árvore imponente. A árvore original, um jequitibá-rei de mais de 3 mil anos, foi atingida por um raio e sofreu danos sérios, tornando-se impraticável para a nova produção.

Para resolver o problema, a equipe de produção buscou uma alternativa e encontrou um jequitibá-rosa no Parque dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ). Essa nova árvore possui quase 40 metros de altura, seis metros de diâmetro e uma circunferência de 19 metros na base, com mais de mil anos de idade.

Este novo cenário será utilizado para recriar a icônica cena no primeiro capítulo da novela, quando José Inocêncio chega à Bahia, avista o belo jequitibá e faz a sua promessa de nunca morrer.

Leonardo Vieira em cena de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)
Leonardo Vieira em cena de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)

Cena clássica da novela

A cena original, protagonizada por Leonardo Vieira em 1993, ocorreu aos pés do jequitibá-rei no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Contudo, após um raio atingir a árvore e causar sua morte, a produção precisou encontrar uma substituição à altura.

Cena de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)
Cena de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)

Além do jequitibá-rosa no Parque dos Três Picos, o remake utilizará outras árvores da mesma espécie, localizadas em Ilhéus e Itajuípe, na Bahia, para representar o cenário original em diversas cenas ao longo da história, já que as gravações ocorrerão em várias locações.