Que fim levou

Solange Couto foi para asilo de artistas e explicou decisão: “Não é um depósito de gente”


Solange Couto já falou sobre a decisão de ir para o Retiro dos Artistas (Foto: Reprodução)

Atriz de sucesso, Solange Couto decidiu ir para asilo de artistas

Hoje aos 65 anos, Solange Couto começou sua carreira de atriz na novela Os Imigrantes (1981), na Bandeirantes. Alguns anos depois, esteve em Sinhá Moça (1986), na Globo, e Kananga do Japão (1989), na Manchete.

Contudo, seu grande personagem na televisão veio com Dona Jura, personagem criada por Glória Perez, para o folhetim de grande audiência O Clone, atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo.

Na ocasião, Solange tinha 45 anos quando deu voz ao famoso bordão “Não é brinquedo, não!”. Na trama, Dona Jura tinha perdido o marido, mas era campeã de sinuca e dona de um bar bastante conhecido entre os personagens. Ela fazia o papel de mãe de criação de Xande (Marcello Novaes).

Dona Jura (Solange Couto) entre Noêmia (Elizângela) e Odete (Mara Manzan) em O Clone (Foto: Divulgação/Globo)
Dona Jura (Solange Couto) entre Noêmia (Elizângela) e Odete (Mara Manzan) em O Clone (Foto: Divulgação/Globo)

Antes disso, Solange esteve na RedeTV!, entre 2002 e 2003, sendo demitida por conta de conflitos com a emissora.

Em seguida, esteve em produções como Da Cor do Pecado, Começar de Novo e América. Já no ano de 2007, Solange foi a última Cuca do Sítio do Picapau Amarelo. Ao saber que não iria mais permanecer com o personagem, a famosa caiu no choro.

Veja também

Já no ano de 2010, Solange foi contratada pela Record, a fim de integrar o elenco de Ribeirão do Tempo e Balacobaco. Nesta última trama, ela fez o papel da charlatã Cremilda, que lhe trouxe a primeira indicação ao Prêmio Contigo.

Após isso, ainda atuou em Pecado Mortal, na Record. De volta à TV Globo, participou de Malhação: Seu Lugar no Mundo e O Tempo Não Para, além de integrar programas e séries.

Vida amorosa e gravidez tardia

Solange foi casada com Sidney Magal entre 1974 até 1980. Após o término, engatou outros relacionamentos, sendo um deles com o ator Roberto Bonfim. Além disso, ela teve três filhos, sendo o último depois de uma gravidez tardia.

Para quem não conhece, em 2009, a famosa passou a namorar o engenheiro Jamerson Andrade, 30 anos mais jovem, oficializando a união com no final do mesmo ano. Em 2011, foi surpreendida com a gravidez tardia de seu terceiro filho, Benjamim Couto Andrade.

Período no Retiro dos Artistas

No ano de 2020, a atriz impressionou público ao anunciar que iria se mudar para o Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, ela justificou que queria passar mais tempo junto de sua mãe, que reside no local.

“Minha mãe vive no Retiro há um ano e meio. Isso é uma instituição não de caridade, é uma instituição bem-mantida, bem organizada. O Stepan (Nercessian, presidente da casa) é brilhante. A administração que a Cida (Cabral) e o Robson (de Souza) fazem aqui é maravilhosa (…) Aqui não é como as pessoas pensam, um depósito de gente. Eu tenho um trabalho que começa agora a leitura e em janeiro estarei gravando, para o Multishow. Não vi minha mãe por oito meses porque o Retiro resguarda os seus”, afirmou em transmissão no YouTube.

“Estar no Retiro dos Artistas não quer dizer estar abandonada, falida, lascada, desempregada, nada disso”, finalizou.

Vale dizer que no ano passado, a atriz decidiu dar mais uma chance ao seu casamento com Jamerson após uma breve separação. Sendo assim, ela retornou a morar com ele na capital pernambucana.

Entretanto, no início deste ano, Solange Couto contou que o relacionamento acabou de vez. “Estou querendo paz, sossego. Me olhar mais, fiquei muito tempo sem me olhar direito”, anunciou a atriz em seu perfil no Instagram.

 

A atriz Solange Couto junto com o pai de seu filho (Foto: Reprodução)
A atriz Solange Couto junto com o pai de seu filho (Foto: Reprodução)

Autor(a):

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.