Descubra como o sucesso de Xuxa se transformou em um problema para a Globo
28/05/2023 às 23h30
Na década de 1990, Globo decide não substituir Xuxa e cria programa infantil inovador, a TV Colosso
No final de 1992, o Brasil se despediu do programa Xou da Xuxa, com a exibição do último episódio no último dia do ano. Esse fato gerou muita especulação sobre quem iria substituir a apresentadora, o que resultou em uma agitação na mídia.
+ Apresentadora causou polêmica ao enfrentar Silvio Santos e chocou ao surgir de pijamas em programa
Nesse cenário, a emissora Globo estava apreensiva. Ela percebeu que Xuxa se tornara uma figura maior do que a própria empresa e estava cética sobre o formato do programa.
Para tentar apaziguar a situação, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então executivo da Globo, enviou um fax à imprensa informando que Xuxa não seria substituída, pois a emissora considerava o estilo de programa apresentado por ela desatualizado.
+ Helena Ranaldi expõe detalhe comovente durante bastidores de Mulheres Apaixonadas
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
Nesse contexto, Angélica, que na época trabalhava na extinta Rede Manchete, e Sergio Mallandro, que era funcionário da Rede Globo, se mostravam interessados na posição. Angélica estava em negociações com a Globo, mas Mallandro retornou ao SBT pouco tempo depois.
Boni declarou ao Jornal do Brasil que percebeu que Xuxa estava cansada e havia cogitado continuar o programa com outras pessoas no lugar dela. Ele também afirmou que não poderia convencer alguém a fazer algo que não queria. Assim, a emissora estava aberta a manter o programa se Xuxa decidisse fazê-lo uma vez por semana e se essa situação beneficiasse ambas as partes.
Emissora tomou atitude
De acordo com o Jornal do Brasil, Xuxa tinha se tornado tão poderosa na emissora que era vista como “uma Globo dentro da Globo”. Ela comandava programas em emissoras sul-americanas e estava se preparando para liderar um programa nos Estados Unidos.
A Globo decidiu não substituir Xuxa por duas razões. Se a substituição não fosse bem-sucedida, isso poderia reforçar a ideia de que a emissora era extremamente dependente dela. Se a substituição fosse muito bem-sucedida, a Globo poderia ter que lidar com outro fenômeno que poderia se tornar maior que a emissora.
+ Luxo absurdo! Conheça a mansão milionária de Renato Aragão com bosque, piscina e várias suítes
Diante dessas questões, Boni decidiu criar a TV Colosso, um programa infantil com marionetes. O responsável por dirigir a produção foi José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, filho de Boni.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.