Descubra como o sucesso de Xuxa se transformou em um problema para a Globo


Xuxa Meneghel fez muito sucesso na Globo (Foto: Divulgação)
Xuxa Meneghel fez muito sucesso na Globo (Foto: Divulgação/ Globo)

Na década de 1990, Globo decide não substituir Xuxa e cria programa infantil inovador, a TV Colosso

No final de 1992, o Brasil se despediu do programa Xou da Xuxa, com a exibição do último episódio no último dia do ano. Esse fato gerou muita especulação sobre quem iria substituir a apresentadora, o que resultou em uma agitação na mídia.

+ Apresentadora causou polêmica ao enfrentar Silvio Santos e chocou ao surgir de pijamas em programa

Nesse cenário, a emissora Globo estava apreensiva. Ela percebeu que Xuxa se tornara uma figura maior do que a própria empresa e estava cética sobre o formato do programa.

Para tentar apaziguar a situação, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então executivo da Globo, enviou um fax à imprensa informando que Xuxa não seria substituída, pois a emissora considerava o estilo de programa apresentado por ela desatualizado.

+ Helena Ranaldi expõe detalhe comovente durante bastidores de Mulheres Apaixonadas

Nesse contexto, Angélica, que na época trabalhava na extinta Rede Manchete, e Sergio Mallandro, que era funcionário da Rede Globo, se mostravam interessados na posição. Angélica estava em negociações com a Globo, mas Mallandro retornou ao SBT pouco tempo depois.

Boni declarou ao Jornal do Brasil que percebeu que Xuxa estava cansada e havia cogitado continuar o programa com outras pessoas no lugar dela. Ele também afirmou que não poderia convencer alguém a fazer algo que não queria. Assim, a emissora estava aberta a manter o programa se Xuxa decidisse fazê-lo uma vez por semana e se essa situação beneficiasse ambas as partes.

Boni foi chefe da Globo no passado
Boni foi chefe da Globo no passado (Foto: reprodução/Internet)

Emissora tomou atitude

De acordo com o Jornal do Brasil, Xuxa tinha se tornado tão poderosa na emissora que era vista como “uma Globo dentro da Globo”. Ela comandava programas em emissoras sul-americanas e estava se preparando para liderar um programa nos Estados Unidos.

A Globo decidiu não substituir Xuxa por duas razões. Se a substituição não fosse bem-sucedida, isso poderia reforçar a ideia de que a emissora era extremamente dependente dela. Se a substituição fosse muito bem-sucedida, a Globo poderia ter que lidar com outro fenômeno que poderia se tornar maior que a emissora.

+ Luxo absurdo! Conheça a mansão milionária de Renato Aragão com bosque, piscina e várias suítes

Diante dessas questões, Boni decidiu criar a TV Colosso, um programa infantil com marionetes. O responsável por dirigir a produção foi José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, filho de Boni.

A apresentadora Xuxa Meneguel (Foto: Divulgação)
A apresentadora Xuxa Meneguel (Foto: Divulgação)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.