Novelas

Terra Nostra: versão original da novela da Globo nunca será exibida; saiba o motivo


Terra Nostra (Globo)

A novela Terra Nostra marcou gerações por sua exibição na TV Globo no ano 2000. Trazendo grandes nomes em seu elenco, a história foi um sucesso de público.

No entanto, mesmo com apelos para sua exibição na íntegra, a emissora decidiu não exibir a versão original da trama. Descubra o motivo:

Globo corta Terra Nostra

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Terra Nostra foi dirigida por Jayme Monjardim e teve o romance de Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio) como trama principal, explorando a imigração italiana no Brasil.

Em 2019, a novela foi reprisada pelo canal Viva, no entanto, foi uma versão menor do que a exibida originalmente. Dos 221 capítulos, a história teve só 150. No Globoplay, o mesmo ocorreu.

Dessa forma, a decisão da Globo de cortar foi por conta de direitos autorais, que impossibilitam que seja exibida a versão original dos anos 2000.

Terra Nostra, Globo
Terra Nostra

Em 2019, o canal enviou ao site Na Telinha uma explicação do motivo.

“Após o título ser selecionado e a checagem de direitos autorais realizada, o Viva se deparou com impedimentos relacionados aos direitos autorais. A versão que está no ar, com 150 capítulos, é a exibida internacionalmente pela Globo e a única disponível – sem prejuízos à trama”, dizia o comunicado.

E o público?

Mesmo com as reclamações dos cortes, parte do público gostou da nova versão, já que partes mais extensas e pouco movimentadas da história foram retiradas, deixando o fluxo da novela mais rápido.

Você se lembra de Terra Nostra da Globo?

Quem é telespectador assíduo da TV Globo deve se lembrar da trama de Terra Nostra. Dessa forma, você prefere a versão original ou a trama cortada, deixe aqui nos comentários!

Autor(a):