Tim Maia deu o cano em Faustão e foi proibido de pisar na Globo: “Não preciso dele”


Tim Maia não compareceu ao Domingão do Faustão da Globo. (Foto: reprodução)
Tim Maia não compareceu ao Domingão do Faustão da Globo. (Foto: reprodução)

Um dos maiores músicos brasileiros da história, Tim Maia já foi homenageado diversas vezes pela Globo, mas quem vê essas homenagens, mal pode imaginar que o cantor já teve uma relação bastante conturbada com a emissora, especialmente no início dos anos 1990.

Apesar do grande talento, Tim Maia era conhecido por causar alguns problemas nos bastidores, seja pelo seu temperamento forte ou até pelo uso de drogas, que o fazia até mesmo furar com alguns contratantes e faltar shows. Na própria TV, o artista já protagonizou situações desse gênero, e a mais emblemática delas ocorreu justamente com a Globo.

No dia 20 de junho de 1993, o cantor era anunciado como uma das principais atrações do Domingão do Faustão. Porém, sem nenhuma justificativa, ele acabou dando o cano e não apareceu no programa, algo que deixou a emissora revoltada.

Tim Maia foi vetado da Globo

O episódio acabou sendo a gota d’água para a Globo, que decidiu vetar Tim Maia de todos os seus programas a partir daquele momento. Quatro dias após o ocorrido, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, escreveu um memorando, no qual afirmava que o cantor estava proibido de pisar novamente no canal.

“Tendo em vista o comportamento reincidente do cantor Tim Maia, como está registrado no relatório anexado do Sr. D. Costa [Deto Costa, então diretor do Domingão do Faustão], informamos que está proibida, até segunda ordem, a sua presença em qualquer programa da Rede Globo”, dizia o comunicado.

Cantor se justificou, mas detonou a emissora

Em entrevista à jornalista Cristina Padiglione na época, o cantor justificou a sua ausência do Domingão, afirmando que estava “hipercansado” após a realização de um show, e que por não ter contrato com a emissora, não tinha obrigação de comparecer ao programa.

“Eu sabia! Inclusive, eles pararam de tocar a minha música [Essa Tal Felicidade] na novela [Renascer]. Eu vou ligar pra Som Livre [gravadora da Globo e de Tim], vou acionar o meu advogado, vou acionar esse Boni, que eu não preciso dele, nem da Globo”, disparou o cantor. “Faz cinco anos que eles me boicotam”, completou.

Boni, por sua vez, deixou claro que não tinha problemas pessoais com Tim Maia, e que até chegou a marcar um almoço com ele depois disso, mas o cantor não apareceu. “Já havia uma determinação anterior proibindo o Tim de ser chamado para programas ao vivo. O curioso é que nem quando era gravado ele vinha. Mas os músicos cobravam da Globo e éramos obrigados a pagá-los. Isso gerou esse memorando. Pessoalmente, nunca houve problemas da minha parte. Somente uma atitude profissional”, explicou o ex-executivo.